Em finais de Janeiro de 1986, o país prepara-se para a segunda volta das Presidenciais Soares-Freitas. Apesar de ser filho de um militante comunista em pleno ataque de nervos por ter de votar Soares, Tiago, jovem tímido, tem outras preocupações: como conseguir que Marta, a aluna mais bela da escola, repare nele? O que lhe vale são os amigos: o metálico Sérgio e a gótica Patrícia... e talvez o single da moda, "Tarzan Boy".
O Challenger está prestes a partir para o espaço levando os sonhos de futuro de Marta, candidata a astronauta. Tiago prossegue os seus esforços para perceber como são as mulheres por dentro (ao nível da mente) e quais as canções ideais para animar uma festa, enquanto Sérgio tenta criar um negócio vencedor na escola em torno de uma edição da Revista Gina.
Para conseguir dinheiro para comprar discos para tocar na festa de Marta, vale tudo para Tiago - até ser figurante num episódio da série do momento, Duarte & C.ª. Mas esse plano não correrá exatamente conforme o previsto. Entretanto, os adultos estão com os nervos à flor da pele: Eduardo e Fernando por causa das eleições; Alice por causa da solidão. Felizmente, a rádio pirata Boa Onda está no ar.
Sérgio leva para a escola a preciosa camcorder do pai e, em poucas horas, realiza um documentário sobre o dia-a-dia dos alunos, inventa um novo estilo de televisão e cria uma pequena - e potencialmente catastrófica - indústria de VHS. Eduardo descobre Alice, enquanto o passado dela regressa ao volante de um carro de luxo. O videoclube e o projeto de Sérgio aproximam Marta e Tiago? Mas alguma vez poderão ser mais do que amigos?
Chega o grande dia. À chegada ao pavilhão, Tiago apercebe-se de que a festa organizada por Marta vai metê-lo em trabalhos. Felizmente, em tempo de Carnaval, uma loja de brinquedos do bairro poderá ter a solução para que Tiago vá à festa sem ser reconhecido. Eduardo tenta contrariar a solidão recorrendo a uma sósia de Olivia Newton John. E o caos acontece.
Nem os seus jogos novos de ZX Spectrum resolvem a depressão de Tiago, embora um talento escondido aproxime dele o seu arqui-inimigo Gonçalo. Já Sérgio encontra uma luz ao fundo do túnel quando recebe uma resposta ao anúncio que enviou para os "Pregões e Declarações" do jornal Blitz. Eduardo e Alice encontram-se, por acidente, na Cinemateca, e uma chama parece acender-se.
Sérgio está prestes a encontrar a loira da sua vida e arrasta Tiago para a discoteca Jukebox. Por sua vez, Marta também é levada para a noite lisboeta pela recém-chegada tia Isabel, uma revolucionária que vem dar cabo da harmonia familiar. E enquanto o serão de Alice e Eduardo parece encaminhar-se para um amanhecer feliz, o mesmo não se aplica à noite longa e tumultuosa dos miúdos.
Está tudo de castigo e 1986 transforma-se no filme de John Hughes Breakfast Club: Tiago, Sérgio, Patrícia, Marta e Gonçalo são obrigados a resolver as suas diferenças por força de estarem trancados numa sala de aula. Há confidências e revelações. Mas será que este momento de compreensão sobrevive lá fora, à selva dos corredores da escola?
Inspirados por uma notícia no "Jornal do Incrível", a imaginação fértil de Tiago, Sérgio e Patrícia leva-os numa aventura (mais ou menos) aterradora. Gonçalo falha consecutivamente nas suas aproximações a Marta e a relação entre Fernando e Maria de Lurdes vai-se revelando menos perfeita do que parecia. No meio de muitos desencontros, apenas Tiago e Marta parecem fazer cada vez mais sentido juntos.
O romance à distância entre Sérgio e a (não muito) misteriosa loira prossegue no tampo da carteira da escola, a rede social possível nos anos 80, por entre rabiscos e pastilhas mastigadas. Eduardo decide atar as pontas soltas da sua vida - com Alice e com o seu "rival" Fernando - mas emaranha-se de tal forma que acaba a ver o grande debate presidencial entre Freitas do Amaral e Mário Soares na mais inusitada companhia. Há sangue, há suor e há lágrimas.
O coração de Tiago inquieta-se com a chegada de Rita, a irmã mais velha de Patrícia que vive em Inglaterra e que tem toda a liberdade e rebeldia que falta a Marta. Quando os destinos de várias personagens convergem para a mesma matiné de cinema, o cosmos desalinha-se - mas Sérgio e Patrícia parecem fintar esse desígnio.
Em dia de reflexão, Tiago está disposto a reconquistar Marta e Sérgio convence-o a compor uma serenata no computador. A tarefa é difícil e é preciso que a mensagem chegue até Marta mas uma avaria da "companhia de electricidade" provoca um apagão que acaba por iluminar corações. À beira do grande dia das eleições, haverá final feliz à vista?
O futuro do país decide-se finalmente em dia de eleições. Os adultos estão prestes a cruzar-se junto às mesas de voto; os miúdos acompanham-nos neste dia histórico. Mas todos parecem mais preocupados com o seu próprio futuro, entre amores, desamores, desavenças políticas e mal entendidos. Poderão Marta e Tiago ultrapassar as diferenças dos pais e acabar juntos?