Chicco convida seu amigo Paal para uma expedição até o extremo norte da ilha de Spitsbergen na Noruega . Lá eles encontram a cabana Texas Bar, onde não existe registro de pessoas desde 2011.
Chicco vai ao Pólo Norte fazer a segurança de 40 competidores da maratona mais fria do planeta, a North Pole Marathon. Ele enfrenta um frio de -42 graus e mostra os bastidores de uma das corridas mais extremas do mundo.
Chicco recebe a visita dos amigos do Brasil Fabiano e Gabi. Ele mostra ao casal o que Svalbard tem de melhor como as cavernas de gelo, geleiras de 100 metros de gelo azul e passeios de trenó com cachorros.
O verão chegou em Svalbard e o cenário da região muda completamente. Chicco em busca de ação se aventura em um treinamento de resgate e faz uma trip de Kaiak em um dos fiordes mais lindos de Spitsbergen o Tempelfjorden.
Chicco sai em busca da onda mais ao norte do mundo. O episódio foi filmado em 3 meses de busca por uma tempestade que formasse algo “surfável”. Sem muita experiência com o esporte e com o wetsuit pesado a tarefa é muito dificil.
Chicco conhece o jovem apinista Jost Kobush, famoso por bater recordes nas maiores montanhas do mundo. Ele ensina Chicco a escalar e juntos sobem a montanha Lars Hierta no verão de Svalbard.
Alex, esquiador profissional sueco convida Chicco para ir em busca de neve em pleno verão ártico para esquiar. Eles acampam em um vale deserto e sobem geleiras com penhascos e montanhas espetaculares.
É verão no ártico e Chicco sai de barco em busca do que é sua maior paixão na vida: procurar e fotografar animais selvagens como baleias, ursos,raposas e morsas.
Chicco vai a cidade russa fantasma de Pyramiden encontar seu amigo Sasha. Lá ele vive experiências incríveis como chegar perto das raríssimas raposas do Ártico e ver o espetáculo da aurora boreal.
Francisco encontra o amigo e especialista em aurora boreal Daniel Japor e os dois saem em busca do fenômeno. Em um momento inesperado, os amigos presenciam uma intensa e surpreendente aurora boreal.
Ainda na busca pela aurora boreal, Chicco e seu amigo Daniel seguem viagem em meio ao mau tempo. Quase sem esperanças, eles se surpreendem com a intensidade do espetáculo de cores no céu.
Chicco e seu amigo Daniel vão de helicóptero até uma região selvagem no coração da Lapônia Sueca no Abisko National Park. Eles são deixados no meio do nada e tem que se aventurar para achar o caminho.
Chicco encerra a temporada mostrando como é a vida próximo ao Polo Sul na Antártida e próximo ao Polo Norte em Svalbard em uma época que no sul o sol não se põe e o norte tem 24 horas de escuridão.
Chicco Mattos mostra o aparecimento do Sol depois de aproximadamente quatro meses de completa escuridão. Após este período de noite contínua, os moradores de Svalbard se reúnem para que todos aproveitem o início deste novo ciclo no ártico.
Chicco faz uma viagem praticando um dos esportes mais frios do mundo: o trenó com cachorros. Para isso, conta com a parceria de seu amigo Alex, um norueguês que tem como hobby e profissão treinar cães para expedições no Ártico.
Chicco Mattos é convidado por seu amigo para uma aventura nos confins da ilha de Svalbard. Os dois planejam encontrar famílias de ursos polares e vida selvagem em território inóspito, ficando em uma cabana por dias.
Depois de dias isolados nos confins da ilha de Svalbard, Chicco Mattos e seu amigo Asgeire ficam presos no meio de uma rachadura do mar congelado. Isso desperta uma reflexão sobre aquecimento global e a maneira que o ser humano lida com a natureza.
Chicco Mattos vai à pequena cidade de Barentsburg, criada pelos russos para extração de carvão. Lá, a população vive aos moldes do comunismo soviético. Além disso, Chicco e seus amigos se divertem andando pela cidade com seus snowboarders.
Longyearbyen, a cidade mais ao norte do planeta, tem características únicas. Neste episódio, Chicco Mattos se diverte andando de Fatbike, uma espécie de bicicleta adaptada para andar na neve, e acompanha a competição de corrida de trenó de cachorros.
O Sons of Svalbard é um grupo de praticantes de esportes radicais que sai todos os fins de semana pilotando moto-neve pelas montanhas mais inóspitas da região. Chicco vai conhecê-los e, juntos, vão para uma vaigem em busca de lugares intocados.
Chicco nos mostra a inesperadavida dos moradoras da Ilha de Svalbard. Ursos polares passando pela cidade, avalanches acontecendo a poucos metros de sua casa, são alguns exemplos da loucura que é para um brasileiro morar em um lugar tão inusitado.
O clima em Svalbard é imprevisível e muito violento. Os ventos fortes fazem da região um bom lugar para aventureiros praticarem o snowkite. Chicco, sem habilidade no esporte, decide ir atrás dos melhores ambientes e ventos para conseguir praticá-lo.
Ski Marathon é uma das maratonas mais tradicionais de esqui na Noruega. Pessoas vem de todo mundo para participar, dentre elas, o único brasileiro participante, Chicco Mattos, que nunca tinha andado de esqui, tenta completar os 21km da prova.
Com medo de altura desde criança, Chicco Mattos se desafia ao se matricular em um curso de paraglider no Ártico. Em uma semana, ele aprende os fundamentos do voo. Seu objetivo é voar da montanha mais alta da região.
Depois de dar seus primeiros passos voando de paraglider, Chicco encara o seu maior desafio, voar da Montanha da Mina 7, uma das maiores montanhas da Ilha de Svalbard. Junto com os colegas eles enfrentam um tempo instável para fazer o batismo.
Chicco conta um pouco sobre esta filosofia de vida que o inspira a buscar coisas novas e, e mostra tudo isso através de uma linda viagem de balão sobre o ártico, além de fazer uma expedição sozinho até um canion inexplorado a 50km da cidade.