É no palco, um dos sítios onde mais gosta de estar, que JOSÉ PEDRO GOMES recebe SÍLVIA ALBERTO para a estreia da SOCIEDADE RECREATIVA. O palco do Auditório dos Oceanos do Casino Lisboa, onde o ator tem em cena a peça "Nome Próprio". Numa fase em que o palco e o teatro têm cada vez mais importância no seu percurso, José Pedro Gomes abre o livro da sua vida, fala com paixão dos seus novos colegas de aventuras teatrais, fala com saudades de António Feio, fala com amor da sua mulher e dos seus filhos. Uma entrevista a não perder.
A poucos dias de pisar os palcos dos Coliseus de Lisboa e Porto, NILTON está na "Sociedade Recreativa" para conversar com SÍLVIA ALBERTO. O apresentador do "5 para a Meia-Noite" vai explicar-nos como se está a preparar para este grande desafio - um espetáculo de stand-up em duas das mais emblemáticas salas do país. Uma conversa onde o "5" será também um dos temas principais e onde vamos conhecer mais do homem para além do artista.
Esta semana não recebemos um, mas quatro convidados: TIM, ZÉ PEDRO, JOÃO CABELEIRA e GUI. Talvez estejam mais habituados a chamá-los apenas de Xutos e Pontapés... Eles são os convidados de SÍLVIA ALBERTO este domingo e vêm à Sociedade Recreativa poucos dias antes de regressarem aos espetáculos ao vivo. Os Xutos e Pontapés preparam-se para apresentar no dia 28 de Novembro no Pavilhão Multiusos de Guimarães e no dia 18 de Dezembro no Campo Pequeno em Lisboa o espetáculo acústico "Se Me Amas".
Este domingo recebemos na Sociedade Recreativa o apresentador do "5 Para a Meia-Noite" FERNANDO ALVIM. Não apenas o apresentador. Recebemos o homem multifacetado, o humorista, o criativo, uma figura ímpar da televisão e do humor em Portugal. ALVIM abre o livro da sua vida a SÍLVIA ALBERTO, um livro onde se inclui a mãe, as irmãs, gatos, cães, ideias mirabolantes, os eventos mais inesperados de que é organizador, a sua empregada doméstica, a relação com a paternidade... Em resumo: uma entrevista que não pode perder!
Em semana de estreia do filme "O Leão da Estreia" recebemos na Sociedade Recreativa o homem do momento: LEONEL VIEIRA é o convidado de SÍLVIA ALBERTO. O realizador que este verão se tornou no cineasta mais visto em sala na História do Cinema Português graças a "O Pátio das Cantigas" espera repetir agora o sucesso com a segunda adaptação dos clássicos do cinema dos anos 30 e 40. No programa desta semana vamos conhecer melhor o realizador, o produtor e sobretudo o homem por detrás de tantos sucessos. E vamos também conversar com todo o elenco do filme.
A uma semana do grande especial na RTP da Missão Continente, recebemos na Sociedade Recreativa o principal embaixador desta causa. TONY CARREIRA é o convidado de SÍLVIA ALBERTO para uma conversa onde muitos temas vão ser abordados. Tudo o que mudou na vida e na carreira do cantor deste o último encontro dos dois, há exatamente dois anos, a não perder no programa desta semana.
A uma semana de começarem as Galas em direto do The Voice Portugal, MICKAEL CARREIRA é o convidado de SÍLVIA ALBERTO na Sociedade Recreativa. O cantor, agora também um homem de negócios com o lançamento do seu perfume, vai falar-nos do programa musical preferido dos portugueses...e de muito mais. O seu percurso internacional, sobretudo o sucesso que está a fazer na América Latina, e os projetos que tem em Portugal, são temas de uma conversa que não vai querer perder.
Um ano após o sucesso de "Os Gatos Não Têm Vertigens", ANTÓNIO-PEDRO VASCONCELOS está de regresso com o filme "Amor Impossível". Um drama que promete ser mais um enorme êxito. Para assinalar esta grande estreia e o seu percurso notável no Cinema Português, ANTÓNIO-PEDRO VASCONCELOS está connosco esta semana para a entrevista de SÍLVIA ALBERTO.
PEDRO FERNANDES é o apresentador do concurso "The Big Picture" que estreia já dia 4 na RTP e é o convidado central de SÍLVIA ALBERTO na Sociedade Recreativa. Uma entrevista que vai surpreender e onde Pedro Fernandes nos contará todas as novidades deste seu novo desafio na RTP. Mas temos mais sobre este novo programa. Fomos aos bastidores deste jogo imperdível acompanhar as gravações e mostramos tudo no domingo.
Em dia de grande final do THE VOICE PORTUGAL, recebemos na Sociedade Recreativa CATARINA FURTADO e VASCO PALMEIRIM. Os dois apresentadores são os convidados de SÍLVIA ALBERTO, num programa muito especial onde irão fazer o balanço de uma viagem extraordinária na descoberta de novos talentos da música em Portugal.
O protagonista de "Terapia" está este domingo na Sociedade Recreativa. VIRGÍLIO CASTELO é o convidado de SÍLVIA ALBERTO para uma conversa sobre a grande série que a RTP está a transmitir todos os dias, de segunda a sexta-feira. SÍLVIA senta-se no divã, mas vai ser Virgílio a falar sobre esta experiência, sobre os seus planos como consultor de ficção da RTP e a levantar um pouco o véu sobre as séries que vêm aí depois de "Terapia".
Este domingo vamo-nos sentar uma vez mais no sofá para uma belíssima sessão de terapia. A nossa convidada é ANA ZANATTI, atriz consagrada que desempenha o papel de Graça, a terapeuta de Virgílio Castelo na série da RTP. Mas Zanatti é muito mais que uma grande atriz: é uma escritora reconhecida, um rosto histórico da RTP, uma figura ímpar que entra em casa dos portugueses há várias décadas.
Às segundas, as consultas de terapia do Dr. Mário são com Laura. E Laura, na série das noites da RTP, é SORAIA CHAVES. A atriz vai estar este domingo com SÍLVIA ALBERTO na Sociedade Recreativa para uma rara entrevista. Uma atriz única, cujo talento a tem levado a várias partes do mundo, Soraia Chaves revela-se numa conversa que passa em revista a sua carreira, desde que surgiu pela primeira no ecrã aos 22 anos no filme "O Crime do Padre Amaro".
DAVID CARREIRA a cantar o clássico "Singin´in the Rain"? A dançar e a cantar com SÍLVIA ALBERTO? Sim, vai ser desta forma divertida e bem disposta o reencontro dos dois no próximo domingo. Cada vez mais focado na sua carreira de sucesso em França, mas sem nunca esquecer o seu trabalho e o seu êxito em Portugal, David Carreira vai falar-nos do seu lado romântico, das inspirações musicais, da importância da família na sua vida e do novo trabalho discográfico.
No próximo domingo, Sílvia Alberto vai a casa do Nelo e da Idália para uma entrevista com Maria Rueff. A atriz vai partilhar como estão a correr os diferentes projetos em várias frentes. Na televisão, ao lado de Herman José, todas as terças-feiras à noite na RTP 1, com a série "Nelo e Idália". No teatro, com a peça "António e Maria", sozinha em palco com as palavras do seu escritor de eleição, António Lobo Antunes. E na sétima arte, é protagonista da comédia romântica realizada por Vicente Alves do Ó prestes a estrear nas salas de cinema: "O Amor é lindo... Porque sim!".
LUÍS FRANCO-BASTOS prepara-se para pisar os palcos dos míticos Coliseus de Lisboa e do Porto com o seu espetáculo "Voz da Razão". Mas para a entrevista desta semana do Sociedade Recreativa com SÍLVIA ALBERTO, o humorista escolhe uoutro palco... um restaurante de sushi! Esta é a sua grande paixão. Como é o Benfica, como é a escrita, como é o humor com que conquistou todo o país nos últimos anos. O encontro de Franco-Bastos com Sílvia Alberto este domingo é a não perder!
Em dia de segunda gala em direto do GOT TALENT PORTUGAL recebemos na Sociedade Recreativa a grande MARIZA. Fadista que conquistou o mundo inteiro, Mariza revelou-se agora como jurada do programa de talentos de domingo à noite na RTP. E foi antes de mais uma emissão do programa que se encontrou com SÍLVIA ALBERTO num hotel da linha de Cascais. Uma conversa centrada nos talentos nacionais, mas com horizontes alargados para o mundo inteiro de MARIZA.
Já falta pouco para ANA MOURA subir ao palco do Meo Arena em Lisboa para um grande concerto que se espera inesquecível. E este é o apenas o ponto de partida para um reencontro com SÍLVIA ALBERTO que também ele promete... e muito. As canções, a família, o sucesso, a vida de uma das maiores artistas do mundo passadas em revista numa entrevista imperdível.
Pela terceira vez, a grande atriz brasileira sobe aos palcos portugueses. REGINA DUARTE está em Lisboa, onde interpreta no Teatro Tivoli até dia 17 a peça "Bem-Vindo Estranho" - a mesma que levará, logo depois, a vários ponto do país, numa digressão nacional. O Tivoli não é uma casa estranha para Regina Duarte. Foi ali que se estreou em Portugal com "Honra" no ano 2000 e onde fez "Coração Bazar" em 2004. Agora nesta terceira visita profissional a Portugal, é também no Tivoli que Regina se senta frente a frente com SÍLVIA ALBERTO para uma conversa que passa em revista estas memórias e as recordações da carreira de uma das mais prestigiadas e aplaudidas atrizes de língua portuguesa.
JOSÉ MATA e FILIPA AREOSA são dois dos mais notáveis atores da sua geração e são dois dos protagonistas da série da RTP "Aqui Tão Longe". Já conhecíamos Filipa de "Os Filhos do Rock" e vimo-la no cinema, no ano passado, em "A Uma Hora Incerta" de Carlos Saboga. Depois de inúmeros trabalhos em teatro e televisão, José Mata acabou de vencer o Prémio Autores da SPA e de ser nomeado para o Prémio Sophia de Melhor Ator da Academia Portuguesa de Cinema pelo seu papel em "Amor Impossível" de António-Pedro Vasconcelos. São eles os dois, JOSÉ MATA e FILIPA AREOSA os convidados de SÍLVIA ALBERTO na Sociedade Recreativa desta semana.
É um dos rostos mais credíveis da informação televisiva em Portugal e iniciou agora uma nova fase na sua vida profissional. ANA LOURENÇO é o novo rosto das noites da RTP3 e está este domingo com SÍLVIA ALBERTO na Sociedade Recreativa. Um encontro onde se fala de notícias e da vida, do amor pela filha e do começo nas rádios piratas e, claro, da eterna paixão pelos cavalos que quase fez Ana Lourenço deixar de vez o jornalismo. Vamos assistir a mais um espetáculo dos COMMEDIA A LA CARTE e vamos até ao Teatro Nacional D. Maria II acompanhar os ensaios de "A CONSTITUIÇÃO". TIAGO ALDEIA, um dos protagonistas do filme que representou Portugal no recente Festival de Cinema de Berlim, "Cartas de Guerra", vem à Sociedade Recreativa mostrar-nos uma nova faceta. O ator escreveu o livro infantil "O Menino Invisível" a favor de uma causa humanitária. E vamos ainda assistir ao reencontro entre MIGUEL GAMEIRO e MIGUEL ÂNGELO.
Ao longo dos últimos anos MARTA CRAWFORD tem acumulado a sua vida profissional como sexóloga com a paixão de apresentar programas de televisão. Recentemente, um convite da RTP veio, uma vez mais, juntar "o melhor dos dois mundos" de Marta. Todas as quintas-feiras, ela é a anfitriã do 5 Para a Meia-Noite, uma das principais salas-de-estar da RTP. Este domingo, MARTA CRAWFORD veste uma terceira pele - a de entrevistada. Ela é a convidada de SÍLVIA ALBERTO na Sociedade Recreativa. Também este domingo vamos ao teatro conhecer duas grandes peças. Visitamos PAULO PIRES, RUI MENDES e um grande elenco no Teatro Aberto em Lisboa, onde interpretam a peça "Ao Vivo e em Directo", encenada por Fernando Heitor.
"Raquel". Assim se chama o novo álbum de RAQUEL TAVARES editado já no próximo dia 6. Dois dias depois, a fadista estará na Sociedade Recreativa como convidada de SÍLVIA ALBERTO. No magnífico cenário do Museu do Fado em Lisboa, Raquel Tavares conta como começou a cantar com apenas 5 anos de idade, como o destino foi o culpado pela sua carreira na música, o motivo pelo qual esperou oito anos para lançar este novo trabalho. Uma conversa com uma das mais aplaudidas artistas portuguesas que não pode perder.
Atriz, apresentadora, mulher multifacetada, FILOMENA CAUTELA é atualmente um dos rostos do "5 Para a Meia-Noite". As "suas" quartas-feiras são sinónimos de boa disposição, mas também de preocupações constantes pela cultura e pela cidadania. Sempre com um sorriso nos lábios, neste encontro com SÍLVIA ALBERTO, domingo na Sociedade Recreativa, Filomena revela-se acima de tudo como uma mulher frontal que não tem qualquer receio em dizer que sabe bem o que fazer para ser uma apresentadora normal e convencional - mas também sabe que não é isso que quer para a sua vida.
ANTÓNIO ZAMBUJO e MIGUEL ARAÚJO podiam ser apenas amigos. Mas são mais do que isso. Decidiram unir os seus talentos e o resultado foi um fenómeno raras vezes visto em Portugal. Salas cheias atrás de salas cheias. Concertos esgotados com meses de antecedência Uma união pessoal e profissional que tem como principais "culpadas" a mulher de Miguel e muitas noites de boémia no Porto sempre acompanhadas pelas inevitáveis francesinhas. Foi justamente no Porto que António e Miguel se encontraram com SÍLVIA ALBERTO para um programa muito especial que não vai querer perder no próximo domingo, dia 29.
Este domingo recebemos na Sociedade Recreativa o Senhor Cinema: MÁRIO AUGUSTO vem celebrar connosco os seus 30 anos de carreira. Numa animada conversa com SÍLVIA ALBERTO, gravada no Grémio Literário em Lisboa, Mário Augusto revela-nos ainda o seu novo projeto: o regresso à Academia RTP, de que foi um dos fundadores - um laboratório que cria novas oportunidades para os jovens e que pretende estimular a criação de novos conteúdos audiovisuais inovadores para as diferentes plataformas de média. O Cinema ocupa grande parte da conversa, claro, mas há ainda tempo para as paixões mais importantes da sua vida: os filhos, a família.
Em pleno Campeonato da Europa de Futebol, damos a palavra a quem sabe. COSTINHA é o convidado desta semana de SÍLVIA ALBERTO na Sociedade Recreativa. Mas guardamos os comentários para os espaços dedicados ao Europeu na RTP e reservámos para nós o melhor da história de vida do ex-internacional e um dos mais respeitados futebolistas nacionais. A infância no Prior Velho e em Chelas, a passagem decisiva pela Madeira, a vida no Mónaco, a mulher e os sonhos dos filhos são alguns dos temas de uma conversa que não vai querer perder. No Porto estiveram os maiores nomes do fado e o Sociedade Recreativa não perdeu um minuto que fosse do CAIXA RIBEIRA.
Todos os sábados, o Chef está de volta à RTP com o programa "Manual de Instruções". Domingo dia 24, HENRIQUE SÁ PESSOA abre-nos a porta do seu restaurante para a entrevista de SÍLVIA ALBERTO. Uma promessa fica feita: vamos ter mesmo uma conversa de fazer crescer água na boca. Já está nas salas o último filme da trilogia dos clássicos: "A CANÇÃO DE LISBOA", produzido por Leonel Vieira e realizador por Pedro Varela, com um elenco que inclui César Mourão, Miguel Guilherme, Maria Vieira, São José Lapa e Ruy de Carvalho entre muitos outros.
No Verão de todas as vitórias, recebemos na Sociedade Recreativa um dos nomes mais credíveis e admirados do jornalismo desportivo português: CARLOS DANIEL. Depois dos Europeus de Futebol, Hóquei em Patins e Atletismo e em plenos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Carlos Daniel está na Sociedade Recreativa para nos falar da sua carreira e do seu imperdível livro lançado em Junho: "Futebol a Sério". No programa desta semana conheceremos melhor o novo trabalho de DAVID CARREIRA e vamos acompanhar o primeiro concerto em Portugal que juntou no mesmo palco o cantor ao seu pai, TONY CARREIRA. Iremos ao teatro com SOFIA ARRUDA e JOANA ALVARENGA assistir à peça "As Vedetas", em cena em Lisboa e conheceremos as novidades do cantor BERG.
DAVID FONSECA é o convidado de SÍLVIA ALBERTO este domingo na Sociedade Recreativa. Uma conversa sobre o novo trabalho do cantor que é também um óptimo pretexto para passar em revista um percurso de vida quase todo dedicado à música. Mas ao longo desta conversa, iremos conhecer outras facetas de David Fonseca, sobretudo como a paternidade mudou a sua vida. Setembro é o grande mês das séries na RTP. Quatro estreias confirmadas: "Dentro" com Miguel Nunes e Vera Kolodzig, "Míudo Graúdo" com Pedro Caeiro e Paula Lobo Antunes, "Os Boys" com Filipe Duarte e "Mulheres Assim" com João Reis e Joana Seixas. O consultor de ficção da RTP VIRGÍLIO CASTELO está esta semana na Sociedade Recreativa para nos falar das grandes apostas da estação.
Na semana em que a RTP estreia quatro grandes novas séries, começamos a receber na Sociedade Recreativa os seus protagonistas. Começamos com VERA KOLODZIG e MIGUEL NUNES, os protagonistas de "Dentro", série que estreia já quinta feira, dia 8. Os dois vão contar-nos tudo sobre este grande trabalho numa entrevista imperdível com SÍLVIA ALBERTO. Ao longo deste programa vamos mostrar as gravações e conversar com os grandes atores que participam nestas quatro produções: "MULHERES ASSIM" (estreia dia 6), "OS BOYS" (estreia dia 7), "DENTRO" (estreia dia 8) e "MIÚDO GRAÚDO" (estreia dia 9).
PAULA LOBO ANTUNES, a protagonista feminina da série "Miúdo Graúdo", é a convidada desta semana de SÍLVIA ALBERTO na Sociedade Recreativa. E a atriz aceitou a proposta que a apresentadora lhe fez: colocar-se no papel da "Paula Miúda" e ver como ela olha hoje para a "Paula Graúda". Mas há muito mais para ver e ouvir nesta conversa. Paula Lobo Antunes fala da sua família, ligada à medicina, conta a primeira conversa que teve com a mãe sobre o sonho de fazer teatro, das memórias de criança em Nova Iorque e do melhor papel da sua vida: ser mãe de Beatriz.
JOÃO REIS, o protagonista da série da RTP "MULHERES ASSIM" é o convidado desta semana de SÍLVIA ALBERTO. Um dos maiores e mais admirados atores portugueses, João Reis regressa agora à ficção da RTP, onde no passado assinou desempenhos memoráveis. Numa entrevista de vida, João Reis passa em revista a sua carreira, fala dos seus quatro filhos e da importância que a mulher, Catarina Furtado, tem na sua vida. Uma conversa a não perder.
MARCO PAULO prossegue as celebrações dos seus 50 anos de carreira e a Sociedade Recreativa não poderia passar ao lado desta festa. MARCO abriu as portas de sua casa a SÍLVIA ALBERTA para uma grande entrevista que vai poder ver este domingo. A importância desta data, as memórias de meio século de canções, o reconhecimento do público e do país, os concertos que estão para breve são alguns dos temas desta entrevista. LEONEL VIEIRA está a realizar um novo filme. Chama-se "Mulheres" e tem nos principais papeis o português RICARDO PEREIRA e a brasileira PAOLA OLIVEIRA.
No próximo dia 14, HERMAN JOSÉ vai estar ao vivo no Coliseu do Porto para um grande espetáculo. E às quartas-feiras, o "verdadeiro artista" está de volta à RTP com o programa CÁ POR CASA. Motivos não faltam para entrarmos nesta nova "casa" de Herman e conversarmos com ele sobre mais esta nova fase da sua vida. HERMAN JOSÉ é o convidado de SÍLVIA ALBERTO este domingo na Sociedade Recreativa. Um programa onde vamos conhecer todas as novidades da ACADEMIA RTP.
É um dos maiores atores da sua geração e depois de "Terapia" está de regresso à ficção da RTP com "Os Boys". O Sociedade Recreativa recebe este domingo FILIPE DUARTE. Com uma vasta carreira no cinema e na televisão, premiado em Portugal e no estrangeiro, FILIPE DUARTE conversa com SÍLVIA ALBERTO nos corredores da Aula Magna da Universidade de Lisboa, que serviu de cenário para várias cenas da série de sátira política emitida pela RTP às quartas-feiras. O ator fala-nos do seu trabalho em "Os Boys", mas também revisita a sua infância em Angola, fala da família e de como divide a sua vida entre Portugal e Espanha.
Este domingo recebemos na Sociedade Recreativa o Miúdo e o Graúdo. Os protagonistas da série das sextas-feiras na RTP, PEDRO CAEIRO e HENRIQUE MELLO são os convidados de SÍLVIA ALBERTO. No programa desta semana vamos estar no Coliseu do Porto a assistir ao grande espetáculo de HERMAN JOSÉ com o Octecto de Pedro Duarte. Uma noite inesquecível de boa disposição e de boa música. Na versão original as vozes são de Justin Timberlake e Anna Kendrick. Na versão portuguesa do filme de animação"Trolls" as vozes pertencem a DAVID CARREIRA e MIA ROSE.
Silêncio que este domingo vamos cantar o fado! HELDER MOUTINHO é o convidado de SÍLVIA ALBERTO na Sociedade Recreativa para uma conversa em que o novo álbum do fadista, "O Manual do Coração", é apenas um óptimo pretexto. As saudades de um passado recente em que o pai era o centro da vida de Helder, as noites de fado em família, as variadíssimas tarefas na vida do artista, da música à restauração em que a sua própria casa de fados Maria da Mouraria tem um papel central, a relação familiar e profissional com os irmãos, Camané e Pedro Moutinho, são apenas alguns dos temas que vamos abordar. LÚCIA MONIZ estreia "Quase Normal" no Casino Estoril. JOÃO JESUS e JOANA RIBEIRO são os protagonistas da nova peça de teatro "O AUTOR" que estreia na próxima semana no Auditório Fernando Lopes Graça em Cascais.
"A Minha Mãe Cozinha Melhor que a Tua" é o seu novo programa dos sábados à noite da RTP por onde irão desfilar muitas caras conhecidas e muitas anónimas também, muitas receitas e muitos pratos irresistíveis. Mas há uma cara que se vai manter sempre ao longo de todas as semanas: o anfitrião JOSÉ CARLOS MALATO. E como não podia deixar de ser, é ele esta semana o convidado de SÍLVIA ALBERTO na Sociedade Recreativa. RITA GUERRA celebra os 30 anos de carreira com dois grande espetáculos no Coliseu de Lisboa e no Pavilhão Multiusos de Guimarães.
VITORINO é este domingo o convidado de SÍLVIA ALBERTO na Sociedade Recreativa. O cantor alentejano prepara-se para subir ao palco do teatro São Luiz em Lisboa já no dia 18 para iniciar as celebrações dos seus 40 anos de carreira. O título do espetáculo não podia sintetizar melhor o percurso artístico e a vida de Vitorino: "Não Sei do Que Trata, MAS NÃO CONCORDO". Este será o ponto de partida de uma conversa com um dos simbolos maiores da música portuguesa que não pode perder. Num Outono recheado de excelente teatro em várias cidades do país, vamos hoje encontrar VIRGÍLIO CASTELO, RITA CRUZ, MIGUEL SERMÃO e ANA LÚCIA PALMINHA na Comuna em "O Terrorista Elegante" de Mia Couto e José Eduardo Agualusa com encenação de João Mota. E vamos ao Teatro Nacional D. Maria II conversar com BEATRIZ BATARDA, LUÍSA CRUZ e SARA CARINHAS que estreiam esta semana "As Criadas" de Jean Genet com encenação de Marco Martins. O single "Fácil" é o cartão de visita para o novo álbum de MICKAEL CARREIRA.
Este domingo recebemos na Sociedade Recreativa a atleta olímpica TELMA MONTEIRO. Uma desportista de exceção, uma lutadora em todas as frentes da sua vida, autora do livro "Na Vida Com Garra" - um título que define muito bem uma vida inteira dedicada ao desporto. A vida de Telma, como veremos nesta entrevista de SÍLVIA ALBERTO, é bem resumida na sinopse do seu livro: "ganhou muito e sempre, mesmo quando perdeu". Uma entrevista que não vai poder perder. JÚLIO ISIDRO lançou a sua autobiografia "O Programa Segue Dentro de Momentos". Foram duas festas inesquecíveis!
No dia 9 de Dezembro, ele vai apresentar ao vivo o seu novo álbum "Amor é Cego" no Campo Pequeno em Lisboa. Todos os domingos está nos serões da RTP como um dos Mentores do The Voice Portugal. E este domingo, logo a seguir ao almoço, vai estar com a SÍLVIA ALBERTO na Sociedade Recreativa. Falamos do cantor angolano que mais corações conquistou em Portugal: ANSELMO RALPH. Além do cinema, MÁRIO AUGUSTO tem outra paixão bem conhecida de todos que é a escrita. E o repórter favorito das estrelas acabou de lançar mais um livro.
Na semana em que estreia o seu novo programa na RTP, FERNANDO ALVIM é o convidado de SÍLVIA ALBERTO na Sociedade Recreativa. Um animado reencontro em que "O Avô Fugiu de Casa", que estreia sexta dia 2, é o tema central de uma conversa imperdível. No passado domingo começaram as galas em direto. Este domingo na Sociedade Recreativa vamos mostrar os bastidores da emissão do THE VOICE PORTUGAL com os seus protagonistas: Os mentores Anselmo Ralph, Aurea, Marisa Liz e Mickael Carreira, os apresentadores Catarina Furtado e Vasco Palmeirim e, sobretudo, os grandes cantores que fazem semana após semana o sucesso deste programa.
Depois do sucesso dos espetáculos nos Coliseus em Novembro, AGIR está este domingo na Sociedade Recreativa para a entrevista de SÍLVIA ALBERTO. O filho de Helena Isabel e de Paulo de Carvalho fala-nos do orgulho que tem nos seus pais, de como conquistou o seu próprio espaço no meio artístico português, da luta que este difícil caminho para o sucesso significou para si. E fala do seu mais recente trabalho discográfico e do momento mais importante da sua vida: o pedido de casamento à sua namorada em pleno palco do Coliseu de Lisboa. O filme de animação "CANTAR!" reune no elenco vozes que bem conhece: Anselmo Ralph, Mickael Carreira, Marisa Liz, Aurea, Catarina Furtado, Vasco Palmeirim, por exemplo.
Começou por ser uma voz única de Portugal, mas rapidamente o seu talento e o seu sucesso saltou fronteiras. Hoje em dia o Brasil também já a chama "sua" e o encanto que CARMINHO sempre teve pela música brasileira começa agora a dar frutos. O seu mais recente trabalho junta-a a Paulo Jobim, o filho do enorme Tom Jobim. E esse é o ponto de partida para uma conversa com SÍLVIA ALBERTO, onde as duas vão falar do Natal, como é inevitável, do percurso da cantora, da amizade com Chico Buarque, da paixão pela Índia, o amor pelos seus sete sobrinhos e de tantos outros assuntos que depois de assitir ao programa desta semana, vai ficar a conhecer uma Carminho que nunca tinha conhecido.
Na Sociedade Recreativa do dia de Natal recebemos RICARDO ARAÚJO PEREIRA para a entrevista de SÍLVIA ALBERTO. Ricardo não vem vestido de Pai Natal, é verdade...mas recorda como sempre viveu esta quadra na infância e a importância que a avó teve na sua educação e na forma de ver o mundo. O humorista vai revelar-nos se os seus dotes cómicos fazem ou não sucesso lá em casa com as duas filhas e falará ainda do seu mais recente livro, editado há poucas semanas. Dia de Natal é dia da grande final do THE VOICE PORTUGAL. E na Sociedade Recreativa nós vamos conhecer melhor quem são estes quatro concorrentes que vão estar no palco mais desejado do país. A noite de 25 é o momento da grande decisão e nós vamos antecipar tudo na Sociedade Recreativa. Ano Novo, programas novos. Vamos aproveitar o dia de Natal para lhe mostrar os bastidores de três grandes estreias da RTP.
Amélia Mendes Carvalho foi a primeira mulher a estudar na Universidade de Coimbra. Sempre se sentiu deslocada no seu tempo e que não pertencia ao século 19. Até que foi recrutada para liderar a patrulha inter-temporal do Ministério do Tempo. Esta é a mulher a quem MARIANA MONTEIRO dá corpo na grande série das segundas-feiras à noite na RTP. E foi no coração das instalações do MINISTÉRIO DO TEMPO, que Amélia, em versão Mariana, recebeu SÍLVIA ALBERTO, para a entrevista da Sociedade Recreativa deste domingo.
Na Sociedade Recreativa desta semana regressamos à série "MINISTÉRIO DO TEMPO". No magnífico Castelo de Silves estivemos com SISLEY DIAS para a entrevista de SÍLVIA ALBERTO. Nada melhor que um belo cenário do Algarve para conversarmos um grande ator algarvio, que na série das segundas-feiras da RTP interpreta Tiago Mendes, o jovem enfermeiro do INEM que se junta à brigada do Ministério que tem como função não permitir que a História de Portugal seja alterada.
Este domingo recebemos na Sociedade Recreativa "O Sábio". MANUEL WIBORG, o protagonista da nova novela da RTP, é o convidado de SÍLVIA ALBERTO. Rosto bem conhecido dos portugueses, de séries, de novelas, do cinema e do teatro, Manuel Wiborg está agora de segunda a sexta-feira à hora de almoço e ao fim da noite a dar corpo a Pedro Homem. É o grande regresso de Wiborg à ficção da RTP, depois de sucessos como "Conta-me como Foi" ou "Uma Família Açoriana". Uma entrevista a não perder.
No próximo domingo, Sílvia Alberto está na cozinha, o local indicado para entrevistar o ator que protagoniza a comédia "Sim, Chef" da RTP. MIGUEL GUILHERME, o próprio, sem jaleca nem tachos, partilha os desafios de interpretar o irascível Vítor Guerreiro. A confirmar que as conversas são como as cerejas, outros assuntos vêm à mesa: o teatro, a sinceridade, a importância do lado estético e a idade, "que é como um refogado", diz ele.
Este domingo recebemos na Sociedade Recreativa super-agente Irene, um dos mais valiosos elementos do "Ministério do Tempo". A atriz Andreia Dinis é a convidada de Sílvia Alberto para uma conversa em que a grande série das segundas-feiras na RTP é o mote principal e onde as confissões não faltam... por exemplo, se viajasse no tempo, Andreia gostava de ter conhecido o Papa João II e de ter ido ao Egipto ver Cleopatra...
Gisela João é a convidada de Sílvia Alberto desta semana. Gosta de ter flores em casa e no palco, os fados fazem-na acreditar na Humanidade e, sobre si, diz de um jeito genuíno: "O que vai na montra é o que está no armazém". A fadista com sotaque do Norte prepara-se para voltar a encher os Coliseus, desta vez, com "Nua", o seu mais recente álbum. Uma entrevista única com histórias, muitos sorrisos e, claro está, o "Sr. Extraterrestre" também se vai fazer ouvir.
Nas manhãs da RTP, de 2ª a 6ª feira, está na PRAÇA e a partir do próximo sábado à noite vai brilhar no novo programa DANÇAS DO MUNDO. Sónia Araújo é uma das caras mais queridas da RTP e, nesta entrevista a Sílvia Alberto, percebemos ainda melhor a mulher simpática, reservada e determinada que ela é. Com mais de 20 anos de carreira na televisão, diz que o seu primeiro casamento foi com a RTP, mas é graças à estrutura familiar que continua a sentir energia e liberdade para enfrentar todos os desafios. Antes da conversa, vamos recordar imagens dos primeiros tempos de Sónia Araújo na RTP.
No dia em que o PREÇO CERTO celebra 3000 emissões, com um programa especial em Lamego, Fernando Mendes é o convidado de Sílvia Alberto. Tudo começou com um casting e um contrato à experiência de três meses. Mas essa "experiência" superou todas as expetativas e já lá vão 13 anos com Fernando Mendes ao comando de um concurso que se transformou num espaço de convívio muito querido pelos portugueses. E, como acontece entre dois bons amigos à conversa, outros assuntos surgem nesta entrevista: os filhos, os espetáculos, os tempos em que engraxava sapatos no Parque Mayer e ainda as saudades do grande companheiro e amigo Nicolau Breyner.
Sílvia Alberto está esta semana num ateliê de costura para uma grande entrevista a Luísa Sobral. A autora de "Amar pelos dois", tema que venceu o Festival RTP da Canção e vai representar Portugal na Eurovisão, em Maio, na Ucrânia. E por que é que esta conversa acontece no ateliê de costura da mãe de Luísa e Salvador Sobral? Porque é um espaço que inspira a "seguir os sonhos". O seu mais recente álbum, a família, os tempos em que viveu do outro lado do Atlântico e ainda uns mimos musicais porque esta jovem compositora não larga a guitarra.
Em véspera do Dia Mundial do Teatro, Sílvia Alberto visita o emblemático Teatro Nacional D. Maria II. É lá que encontramos Tiago Rodrigues, ator, encenador e diretor do TNDM. A conversa começa por um bom café! Depois, passeando pelos recantos menos conhecidos do histórico edifício, Tiago partilha com Sílvia a sua visão sobre o teatro português, momentos importantes do seu percurso, expectativas e desafios como diretor do TNDM. Uma entrevista singular com tempo para regressos da memória aos tempos de adolescente a viver e a sonhar na Amadora.
Esta semana, Sílvia Alberto está por Alcobaça para uma grande entrevista com Sónia Tavares, vocalista do grupo THE GIFT. Prestes a lançar o novo álbum "Altar", produzido pelo icónico Brian Eno, a banda de Alcobaça está em ensaios com uma energia contagiante. Os 22 anos de história dos GIFT e o novo trabalho dão o mote para a conversa com Sónia Tavares. Primeiro junto ao Mosteiro e depois na casa que tem servido de ponto de encontro da banda. Da timidez de uma menina que nunca gostou de ser igual a ninguém até à mulher de hoje que se desdobra entre a carreira e a família, Sónia revela-se uma força da natureza, sem medo de "partir um prato" ou "dar um pontapé na porta".
É no Norte, entre plantas e ervas aromáticas, que Sílvia Alberto entrevista a rapper portuguesa de maior sucesso: Capicua. Em criança, já preferia as palavras aos brinquedos e depressa conquistou o seu poder de argumentação. A adolescente que aos 15 anos se aventurou pelo graffiti encontrou a sua "tribo" no hip hop. Transformou-se numa "Maria Capaz", inventou lugares como "Vayorken" e adoptou o feminismo como uma das suas maiores causas. Nesta conversa, num pleno mundo verde, conhecemos melhor o universo de Capicua.
Esta semana, Sílvia Alberto entrevista Mikaela Lupu, a jovem atriz que dá vida a Carlota de "Vidago Palace". Nasceu na Moldávia, gosta de aprender a falar diferentes línguas mas diz-se mais observadora do que faladora. Com apenas 11 anos, apaixonou-se pelo teatro e pela magia de poder viver outras vidas em palco. Hoje, já conta com inúmeras personagens e experiências até porque adora viajar. Uma entrevista com o Rio Tejo ao fundo e o Rio de Janeiro, a Índia e França nos planos de Mikaela Lupu.
Esta semana, Sílvia Alberto vai ao encontro de Tony Carreira em Pampilhosa da Serra. É lá que começa o roteiro de uma conversa muito especial sobre alguns dos lugares mais marcantes da terra do artista. Com novo álbum ("Sempre Mais"), novo papel familiar, como avô, e muitos desejos concretizados, Tony partilha com Sílvia a vontade de abrandar brevemente. Vamos conhecer ainda a "aldeia perdida na Beira" dos "Sonhos de menino" e visitar a escola primária da infância de Tony Carreira.
No próximo domingo, o Sociedade Recreativa recebe uma das melhores atrizes do mundo: Rita Blanco. Na semana em que "Fátima" estreia nas salas de cinema, Sílvia Alberto entrevista uma das protagonistas do novo filme de João Canijo. A conversa começa justamente por um passeio a pé pelas ruas de Lisboa, mas também podia ser a nadar numa piscina olímpica porque esta atriz é uma exímia nadadora. Segue-se um chá e a partilha de todo o processo de trabalho que esta experiência como "peregrina transmontana" exigiu desde a peregrinação de preparação de cada umas das atrizes até à temporada que passaram em Rio de Fornos, Vinhais. Pelo meio, outros assuntos surgem e, como não podia deixar de ser, cedemos ao muito próprio e reconhecido humor de Rita Blanco.
Esta semana, Sílvia Alberto e Ivo Canelas vão estar rodeados de arte! A conversa inicia-se nas ruas da Madragoa, mas Ivo sugere uma visita a uma exposição de pintura. O ator, que às terças-feiras é Jaime Garcia na série Filha da Lei, partilha nesta entrevista o natural entusiasmo que continua a sentir no desempenho da sua profissão. Não gosta de fazer muitos planos a longo prazo nem traçar metas, prefere estar atento ao agora e às possibilidades do momento, afirmando que "as coisas não são completamente fixas". Com recentes participações em duas grandes produções norte americanas - Emerald City e Into The Badlands - Ivo Canelas não esconde a vontade de continuar a investir na internacionalização da sua carreira.
Sílvia Alberto entrevista Catarina Portas que está de regresso à televisão para apresentar um novo e surpreendente formato. "Fabrico Nacional" estreia na próxima semana, dia 18 de maio, na RTP 1. Há muito que Catarina Portas se dedica à revitalização de marcas históricas por acreditar no valor e na identidade que os produtos portugueses transportam e porque, como a própria diz: "Visitar fábricas é o meu desporto favorito". Uma conversa muito franca onde não faltam referências aos irmãos Paulo e Miguel e ainda a reação à recente condecoração pelo Presidente da República a Miguel Portas com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.
Benedita Pereira é a convidada de Sílvia Alberto, esta semana, no Sociedade Recreativa. Com uma energia contagiante, não tem sido difícil para a atriz dar vida ao "furacão" que é a Kika da série "SIM, CHEF!", da RTP. Com apenas oito anos já sabia o que queria para a sua vida - representar! Todo o percurso desde então foi feito com trabalho, entusiasmo e consciência de "saber optar pelo caminho que não é o mais fácil". O teatro, a aposta na internacionalização, o gosto pela comédia e ainda a importância do Porto e da família farão parte desta conversa com Benedita Pereira - "Não consigo estar num sítio a pensar que vou estar lá para sempre".
David Carreira leva Sílvia Alberto ao Estádio da Tapadinha, em Alcântara. Durante alguns anos, o Clube Atlético de Portugal foi a segunda casa do cantor que em tempos sonhou ser futebolista profissional. Uma lesão trocou-lhe as voltas, ainda se inscreveu na faculdade mas nunca apareceu nas aulas. O apelo para o campo artístico foi mais forte. Começou na música quase por brincadeira, hoje é um dos artistas com maior sucesso em Portugal e com um percurso em França que superou todas as expectativas. Depois de duas reedições do álbum 3 e do lançamento do segundo álbum em francês, o mais jovem Carreira vive entre cá e lá. Na semana em que lança um novo single em português, David garante que não vai ficar por aqui.
Esta semana, o Sociedade Recreativa recebe Paulo Pires, protagonista da nova série histórica da RTP1 que vai estrear no próximo dia 5 de julho. Madre Paula conta a história do amor proibido entre D. João V e uma freira. O mote está lançado para uma boa conversa no jardim com o ator. Quando era criança queria ser polícia, nunca gostou de fazer planos a longo prazo, mas quando chegou o momento de decidir entre a moda e a representação, Paulo Pires revela a Sílvia Alberto que não teve dúvidas do rumo que o faria mais feliz. Casado com Astrid Werdnig há quase 20 anos e pai de duas meninas, Paulo Pires vive uma das suas melhores fases.
O Sociedade Recreativa está de volta, esta semana, com energia renovada e muitas novidades. A começar, dois amigos que habitam a mesma casa artística. Salvador Sobral e Júlio Resende recebem Sílvia Alberto com música - claro está! - na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa. "Alexander Search" é o nome da nova banda de rock eletrónico e o álbum de estreia teve entrada direta para o terceiro lugar do Top Nacional de Vendas. Da Eurovisão às convenções que pouco ou nada os entusiasmam, passando por um sentido de humor muito próprio, há muito que Salvador e Júlio partilham um território comum na música e na vida.
Esta semana, o Sociedade Recreativa recebe Matias Damásio. O cantor angolano numa grande entrevista que nos leva a compreender ainda melhor o peso das suas palavras quando diz: "A música foi a solução da minha vida". Uma conversa com Sílvia Alberto sobre tudo: os primeiros anos de vida em Benguela, num bairro pobre; a guerra que roubou a vida a muitos dos seus amigos e o levou para as ruas de Luanda, sozinho com apenas 11 anos; os primeiros acordes no violão em troca dum prato de comida; o sucesso de "Loucos"; a família e ainda o testemunho forte como pai de um filho com autismo - "Eu demorei cinco anos para ouvir o meu filho chamar pai".
Esta semana, vamos ao Mosteiro de Odivelas para uma entrevista à protagonista de Madre Paula. Joana Ribeiro partilha com Sílvia Alberto como se preparou para a personagem desta fabulosa série da RTP e a dificuldade de vestir o hábito. A jovem atriz, que foge das redes sociais como o diabo da cruz, revela-se muito atenta aos nossos tempos e lembra que "com grandes poderes vêm grandes responsabilidades". Pelo meio, vamos ainda saber que Joana Ribeiro adora prestar provas em situação de "casting", onde é que conheceu Terry Gilliam e ainda um cheirinho sobre o novo filme "O Homem que matou Dom Quixote", realizado pelo ex-Monty Python.
Esta semana, Sílvia Alberto sobe ao telhado do Estúdio 33, em Ansião, para início de conversa com Luís de Matos. O mais premiado e célebre mágico português está de volta à RTP. O programa "Luís de Matos - Impossível" vai estrear no primeiro sábado de Setembro e promete surpreender os telespetadores com essa grande arte de criar ilusões, numa emissão em direto, precisamente de Ansião. Do telhado para cima de um camião e depois para a teia de iluminação do estúdio, este domingo, vamos conhecer todos os cantos à casa e até Decker, a fiel companheira de quatro patas. Desde os 9 anos que Luís de Matos se dedica ao mundo da magia, mas não deixou de se formar em Engenharia Agrária, o plano B de um percurso sempre consciente e pautado pela racionalidade. Quem é que lhe ensinou os primeiros truques? A que se deve a sua atitude cética? E por que é que se veste sempre de preto? As respostas a estas e a muitas outras questões numa entrevista reveladora!
Afonso Pimentel está esta semana com Sílvia Alberto para uma conversa imperdível! O ator é protagonista da nova série da RTP "País Irmão". Na véspera da grande estreia, Afonso partilha com o Sociedade Recreativa elementos-chave do enredo e da sua personagem, Luís Ávila. Do "Adeus, Pai", que lhe valeu um prémio internacional aos 14 anos, até aos mais recentes trabalhos como realizador, Afonso Pimentel confessa que é no plano familiar que busca serenidade. Pai de dois filhos, procura transmitir-lhes o melhor da educação que recebeu. "Nunca me perguntaram muitas vezes seguidas: «o que é que queres ser quando fores grande?» Portanto, eu fui sempre fazendo aquilo que gostava".
Sandra Felgueiras aceita, este domingo, deixar o papel de "entrevistadora" para responder às perguntas de Sílvia Alberto. Numa conversa franca, perto do mar como tanto gosta, a apresentadora do Sexta às 9 partilha momentos determinantes do seu percurso. Da infância com os iogurtes de chocolate que o Tio Toneca lhe dava até Barcelona, a cidade "onde fez a descoberta da alma", passando por uma das fases mais difíceis da sua vida que a levou a pesar 38 kg - "uma pessoa que é anorética julga que o mundo não vê". Aos seis anos já queria ser jornalista, aos 20, quando vê a mãe envolvida no escândalo do "saco azul", pondera desistir do jornalismo. Felizmente, não desistiu e é hoje uma profissional realizada, sem medo, a viver com entusiasmo a tarefa mais difícil de todas: educar a filha Sara.
Esta semana, um feito inédito na televisão portuguesa! Sílvia Alberto entrevista um Urso, um Cão, um Corvo e ainda um Pequeno Robot. Na verdade, são quatro atores bem-dispostos que dão vida a algumas das inusitadas personagens d" A Criação. A série estreou esta semana na RTP e já está a dar que falar. Fora da agência de publicidade, Diogo Mesquita partilha a experiência de estar aos comandos da equipa no papel de Urso. Tomás Alves e Romeu Vala, que interpretam o Cão e o Corvo, a inseparável dupla de criativos da série, não escondem a cumplicidade que este projeto promoveu. A caçula Bruna Quintas, que em País Irmão é Mimi, está irreconhecível neste desafio de dar vida ao Pequeno Robot. Uma conversa surpreendente, com muitos trocadilhos e cabeças fora do sítio.
No próximo domingo, Dia Mundial da Música, Sílvia Alberto conversa com Tiago Bettencourt. O cantor e compositor apresenta esta semana o novo álbum: A Procura. E é justamente no Teatro da Trindade, no palco onde vai tocar no próximo dia 3 de outubro, que o ex-Toranja partilha o seu jeito de ver e fazer música. Confessa que gosta muito de "ir ao princípio das coisas", que hoje em dia é tudo mais cerebral, perdeu-se alguma da inocência a fazer música e que este álbum reflete os sons do seu próprio caminho. Fora da música, o jovem que em tempos se formou em arquitetura imagina-se numa carpintaria daqui a 10 anos.
Esta semana, recebemos quatro músicos que andam há 25 anos a resistir em Portugal. Miguel Ângelo, Tim, Fernando Cunha e Olavo Bilac a representar o coletivo Resistência. Nas vésperas dos grandes concertos no MEO Arena e no Multiusos de Guimarães, o grupo conversa com Sílvia Alberto sobre este percurso repleto de histórias e camaradagem. Da origem, nos anos 90, aos dias de hoje, o público continua a ser de todas as idades e a cantar do início ao fim as canções. Como Miguel Ângelo tão bem refere: "o que eu gostei de perceber (...) foi de estar ali a fechar os olhos a cantar e parecia que o tempo não tinha passado". Não é por acaso que o coletivo avança agora com a sua primeira abordagem a um tema de Jorge Palma: A Gente Vai Continuar.
Margarida Marinho em entrevista, esta semana, no Sociedade Recreativa. Depois da boa experiência na série histórica Vidago, a atriz acolheu com entusiasmo o desafio de interpretar a Ministra da Cultura na comédia País Irmão. Com uma vasta carreira na representação, Margarida Marinho confessa: "Eu nunca tive a ideia de que queria ser isto ou aquilo. Eu creio que fiz surf na vida". Filha de uma professora, começou a aprender a ler aos três anos e hoje não tem dúvidas: adora ser mãe.
Tem uma gargalhada única, nunca aceitou que lhe impusessem convenções e diz-se uma cantora popular de "coração brega". Fafá de Belém está, neste domingo, com Sílvia Alberto no Sociedade Recreativa. Nas vésperas dos grandes concertos nos Coliseus de Lisboa e Porto, a cantora brasileira, com dupla nacionalidade pelas raízes portuguesas, conversa de peito aberto sobre tudo: a infância no Pará, a carreira que construiu com a coragem de não fazer o que os outros queriam, uma vida pessoal reservada e livre, as opiniões políticas e sociais sobre o atual Brasil e ainda aquelas histórias inesquecíveis com amigos e ídolos como Caetano Veloso. Aos 61 anos, com uma filha e duas netas, Fafá mantém a essência da menina de Belém que soube desde cedo o que era empoderamento feminino: "Eu nunca fui magra, nunca fui a mais bonita, eu nunca me conformei e nunca aprendi a tocar piano para estar na sala".
"Sou aquilo que escrevo". João Pedro Pais celebra 20 anos de carreira e está esta semana no Sociedade Recreativa. A entrevista acontece no edifício dos Banhos de São Paulo, em Lisboa, onde João Pedro Pais treinava luta greco-romana. Foi campeão mundial da modalidade e, na música, também reconhece essa natureza competitiva, mas "sem prejudicar ninguém". Nunca aceitou ser tratado como "um produto", não gosta de confusões e, por vezes, pode até parecer "bicho do mato". Tem novo álbum, que reúne algumas das suas melhores canções e dois temas inéditos. Das amizades à família, prefere estar entre os que mais gosta e de observar o filho Salvador, de 18 anos, a tocar.
É o autor que mais livros vende em Portugal e um dos principais rostos da informação da RTP. José Rodrigues dos Santos está, esta semana, com Sílvia Alberto No Sociedade Recreativa. Em visita à Quinta da Regaleira, em Sintra, um local de eleição e que já entrou num dos seus romances, o escritor fala sobre "Sinal de Vida". O novo livro promete levar os leitores até ao Espaço ao encontro duma nave desconhecida. José Rodrigues dos Santos vê a escrita como um ato de prazer e considera-se um homem pragmático. Como jornalista, não tem medo de fazer perguntas incómodas, sobretudo, aos políticos que "devem ser escrutinados". Pai de duas filhas, dedica este livros às três mulheres da sua vida: Florbela, Catarina e Inês. Encontra na companheira, Florbela, o seu maior apoio: "é daquelas pessoas que nunca deita abaixo, puxa sempre para cima e isso é muito importante. Faz por vezes a diferença entre o sucesso e o fracasso".
A comemorar 10 anos de HMB, Héber Marques está esta semana no Sociedade Recreativa. O compositor e vocalista recebe Sílvia Alberto no espaço da "Comunidade Cristã de Lisboa", que é igreja, mas também sala de ensaios e de afetos. Admite que, sobretudo numa fase inicial, a banda possa ter sido "negligenciada" em algumas situações por professar uma fé, mas o talento e a boa energia acabaram por ditar o sucesso da sua música. Pai de dois filhos, Héber não tem dúvidas de que tem valido a pena todo o esforço para conciliar a família com a carreira dos HMB: "Lutámos tanto para chegar aqui, para começar a ver estas coisas bonitas a acontecer". Uma entrevista imperdível antes do grande concerto no Coliseu do Porto, na próxima semana.
Esta semana, Sílvia Alberto está num ringue de boxe para enfrentar Mariana Gonçalves, mais conhecida pelo seu nome artístico: April Ivy! Com apenas 18 anos, conta com mais de 4 milhões de visualizações no Youtube e é considerada a revelação da música Pop. Depois de "Be Ok" e "Shut Up", April Ivy surge de luvas postas e pronta para o combate com o novo single: "Run for Cover". O olhar de uma jovem artista que desde os nove anos que canta e sonha com uma carreira na música. Confessa que, no início, ninguém acreditava nela. Mas não se deixou demover, dedicou-se a compor e saiu do anonimato. Este ano, brilhou em diversos palcos com espetáculos pensados de fio a pavio por si própria. "Eu tento, em cada concerto, dar sempre o concerto da minha vida".
Ele tanto insistiu que Sílvia Alberto não resistiu! Salvador Martinha marcou encontro no centro comercial que o viu crescer, em Oeiras. A conversa começa bem, com as memórias do adolescente que esteve quase para ser o "Messi da Quinta das Palmeiras". Mas depressa vemos Salvador dentro dum porta-bagagens a cantar - "O Humor é uma arma para lidar com o desconforto". Não tem medo do ridículo, diz que sempre gostou de "saber coisas só para brilhar" e, mesmo depois do conselho da mãe para ser dançarino de tango, Salvador não se desviou da vocação para a comédia. Uma entrevista imperdível, com escadas rolantes e quiosques, nas vésperas de realizar um sonho: encher o Coliseu de Lisboa.
A celebrar 40 anos de canções, Paulo Gonzo está esta semana no Sociedade Recreativa. No arranque deste mês do Natal, destaque a "Quem sou", o novo single com uma importante mensagem sobre a inclusão. Como o próprio Paulo Gonzo partilha com Sílvia Alberto: "Eu acho que as limitações estão mais presentes naquelas pessoas que se dizem normais. Essas são as mais limitadas". A voz de temas tão inesquecíveis como os "Jardins Proibidos" ou "Sei-te de Cor" não lamenta os momentos menos bons e até defende que as más apostas podem servir de inspiração para grandes criações. A vontade de arriscar mantém-se a mesma do jovem músico que um dia pediu dinheiro emprestado para atuar no Coliseu de Lisboa.
Sílvia Alberto encontra-se esta semana com Joana de Verona no Teatro Maria Matos para uma conversa muito especial. Tendo como ponto de partida "Família Ventura", que a RTP vai apresentar aos portugueses neste Natal, a atriz conduz-nos numa viagem por vários pontos do planeta para contar episódios de um percurso transatlântico. Nasceu no Nordeste do Brasil, depois Amazónia, França, Trás-os-Montes, Ribatejo, Alentejo, Lisboa, Berlim, Paris e não vai parar, como a própria explica: "O que eu acho importante é esta ideia de estarmos em trânsito e não nos prendermos necessariamente a um lugar". Filha de uma professora primária com jeito para pintar e de um economista dado às escritas, Joana De Verona tem trabalho firmado no cinema, no teatro, na televisão e é de um mundo que não para.
Esta semana no Sociedade Recreativa Sílvia Alberto entrevista Diogo Piçarra. A Jani Gabriel foi até Madrid ao encontro de Vanesa Martín Oficial no dia do super concerto que teve a participação de Matias Damásio. Uma reportagem a não perder! A antestreia do "Star Wars: Os Últimos Jedi" contou com muitos admiradores! E claro que a Rita de La Rochezoire acompanhou tudo.
No dia 25 de Dezembro, o Sociedade Recreativa tem uma emissão especial de Natal! Sílvia Alberto leva Rui Unas a dar uma volta de autocarro. Já para nos ambientar à personagem do visionário Lino, que a partir de 3 de Janeiro nos vai levar em viagem pelo mundo das excursões. A nova aposta da RTP numa comédia que promete "experiências inolvidáveis". Mas esta conversa com Rui Unas começa no estúdio do Maluco Beleza, com um pinheiro-bombeiro e o aviso prévio do entrevistado: "isto vai ser uma conversa, Sílvia!". E tem razão, é mesmo uma conversa entre dois amigos que se conhecem desde 1996. A Sílvia diz que era uma criança, o Rui confessa: "eu era mais velho do que sou agora. Era mais conservador, até preconceituoso, mais fechado, mais atado". Do jovem da margem Sul ao homem de família e multifacetado artista que hoje conhecemos, Rui Unas sem reservas, no Sociedade Recreativa!
No próximo domingo, Sílvia Alberto vai à Cidade Invicta ao encontro de Hélder Reis. Com vista para o Porto e para a Sé, Hélder partilha que cresceu habituado a fazer as malas. Aos 13 anos saiu de casa dos pais para ser padre, sente que a decisão de sair do seminário foi o melhor e o pior momento da sua vida: "Tinha 23, 24 anos e saí do seminário sem nada. Sem projeto de vida, sem dinheiro, tive de recomeçar tudo". Começou por ser o empregado de mesa na Praça da Alegria, estudou para ser apresentador e procurou sempre fazer tudo o melhor possível. Com 20 anos de televisão, Hélder Reis tem projetos na música, na agricultura e está agora a correr o mundo com aquele que diz ser o programa da sua vida - "Notícias do Meu País". A segunda temporada estreia a 26 de Janeiro, na RTP.
No próximo domingo, Sílvia Alberto vai à Cidade Invicta ao encontro de Hélder Reis. Com vista para o Porto e para a Sé, Hélder partilha que cresceu habituado a fazer as malas. Aos 13 anos saiu de casa dos pais para ser padre, sente que a decisão de sair do seminário foi o melhor e o pior momento da sua vida: "Tinha 23, 24 anos e saí do seminário sem nada. Sem projeto de vida, sem dinheiro, tive de recomeçar tudo". Começou por ser o empregado de mesa na Praça da Alegria, estudou para ser apresentador e procurou sempre fazer tudo o melhor possível. Com 20 anos de televisão, Hélder Reis tem projetos na música, na agricultura e está agora a correr o mundo com aquele que diz ser o programa da sua vida - "Notícias do Meu País". A segunda temporada estreia a 26 de Janeiro, na RTP.
Ana Bacalhau está, esta semana, no Sociedade Recreativa. Depois de 10 anos de caminho com Deolinda, decide apresentar-se em "Nome Próprio". Nas vésperas do grande concerto, Ana Bacalhau conversa no palco do Tivoli com Sílvia Alberto - "Aquilo que me dá pica é mesmo a música". Para os pais, era importante ver a filha com um emprego seguro e ela assim o fez, durante alguns anos, como arquivista no Ministério das Finanças. Mas a música voltou a puxá-la para os palcos e Ana Bacalhau não vacilou. Correu o mundo com Deolinda, levou expressões e tradições da cultura portuguesa a inúmeros destinos e, hoje, perto dos 40 anos, é mãe de uma menina a quem deu o nome da avó e conserva o entusiasmo de cantar para ser feliz.
Esta semana, Sílvia Alberto vai ao encontro de Vera Mónica, a dona Secundina da série Excursões Air Lino. Nasceu na Primavera da Cidade Maravilhosa, Rio de Janeiro. Chegou a Lisboa aos sete anos, depois de 14 dias em alto mar, sempre pela mão da mãe fadista. Foi em Angola que se fez cantora e atriz. Em 1997, em pleno auge da carreira em Portugal, vai passar férias a Itália, apaixona-se, casa-se e por lá fica a viver quase dez anos. De volta a Portugal, segue-se outro capítulo, repleto de dissabores e dificuldades - "Quem não aparece esquece-se". A vida de Vera Mónica dava um livro, sim. Mas, para já, podemos conhece-la um pouco melhor, com esta entrevista, no "Sociedade Recreativa".
Mallu Magalhães recebe Sílvia Alberto no seu estúdio de música. A cantora e compositora paulista vive em Lisboa há quatro anos. O convite para criar um tema para o Festival da Canção foi recebido com muita alegria: "Tanto que eu acreditei e confiei numa vida aqui... saber que existe este acolhimento dessa maneira tão bonita". Aos 25 anos é uma das artistas mais acarinhadas pelo público português e lança o seu quarto álbum de originais a solo. Chama-se "Vem". E nós vamos atrás do talento e do encanto de Mallu, especialmente nesta fase em que, além da música, tanto se dedica à maternidade - "acho que tem um aprendizado de tolerância e de abrir mão das suas expectativas que é muito bonito".
Em vésperas de Carnaval, Sílvia Alberto vai ao encontro de um artista que usa máscaras ao longo de todo o ano. Fernando Santos, um dos nomes maiores do transformismo em Portugal. Nasceu na Mouraria e lá aprendeu valores basilares como a dignidade e o respeito. Aos quatro anos, já revelava um fascínio pelo universo feminino e antes mesmo dos 18 fugiu de casa, deixando um bilhete à mãe onde dizia que queria voar e ser livre. Poucos anos depois, ponderou mudar de sexo, mas percebeu a tempo que esse não era o caminho para si. Como também não foi o álcool nem as drogas. Correu o País a fazer espetáculos, saboreou os aplausos, mas também momentos de angústia e discriminação. Hoje, continua, todas as noites, a subir ao palco do Finalmente como Deborah Kristal.
Este domingo é dia da primeira semifinal do Festival da Canção. Sílvia Alberto convida os amigos e apresentadores Sónia Araújo, Tânia Ribas de Oliveira e Jorge Gabriel para um almoço. Carolina Deslandes lançou no Dia dos Namorados um novo single que conta com a participação de um dos seus ídolos maiores. Não perca no Sociedade Recreativa.
"Eu não gosto de perguntas. Se for a conversar, não me importo". Celeste Rodrigues, prestes a cumprir 95 primaveras, aceitou o convite de Sílvia Alberto para uma conversa na Mesa de Frades em Alfama - "todas as casas de fado são minhas casas". É lá que a encontramos todas as semanas a cantar, é do fado que alimenta a alma e sente energia para enfrentar tudo. Com mais de sete décadas de atividade e uma incrível memória, Celeste assegura que não se importava de viver tudo outra vez. Tem saudades dos irmãos, dos pais e da voz da mãe que para si era a melhor do mundo - "Ela gostava de cantar para nós, em casa. Como nós, eu também nunca pensei em ser artista, a minha irmã também não".
No dia da grande final do Festival da Canção, o Sociedade Recreativa recebe os apresentadores Filomena Cautela e Pedro Fernandes. À conversa com Sílvia Alberto, a dupla vai avançar com alguns detalhes sobre o seu desempenho como anfitriões no palco do Festival, em Guimarães - "Eu vou de capacete para me poder atirar de cabeça", diz ele. "Vamos tentar fazer uma coisa que nunca se fez na final do Festival da Canção", garante ela. Isto promete e nada como acompanhar a par e passo todas as interpretações até à eleição da canção que vai representar Portugal na Eurovisão.
Isaura e Cláudia Pascoal, as grandes vencedoras do Festival da Canção, estão no Sociedade Recreativa, deste domingo. Sílvia Alberto encontra-se com a dupla na Casa da Música para uma conversa no rescaldo emotivo da vitória. Vamos saber como tudo começou, desde a inspiração de Isaura depois da perda da avó até à primeira conversa com Cláudia num dia de chuva, "eu convidei a Cláudia para cantar outra canção". Mas, depois de algumas gravações, a compositora decidiu mostrar "O Jardim" à intérprete e tudo mudou. Uma entrevista que é também uma viagem pelo percurso das duas artistas que vão representar Portugal na Eurovisão.
"Sou apegadíssima aos meus fracassos". Fernanda Torres, atriz e escritora, está esta semana no Sociedade Recreativa. Traz novo livro que tem no título uma frase da mãe, Fernanda Montenegro: "A Glória e seu Cortejo de Horrores". À conversa com Sílvia Alberto, Fernanda leva-nos em viagem por alguns capítulos da sua própria história. Da criança que cresceu na coxia do teatro à consagração como atriz, passando por alguns episódios menos gloriosos. Diz que o Brasil e o mundo em geral a fazem sentir num "comboio destrambelhado", mas Portugal devolve-lhe alguma paz e esperança.
"A diferença de idades era grande e houve alturas em que era difícil para ele" - diz a mais nova. "Ela defendia-se à dentada" - afirma o mais velho. Os irmãos Ana e Nuno Markl à conversa com Sílvia Alberto, rodeados de bonecos e preciosidades para colecionadores. O mote é justamente a série "1986", uma viagem comandada por Nuno Markl com algumas passagens quase biográficas. O autor que tende a construir personagens femininas idílicas contou com o especial apoio da irmã para trazer mais realismo às mulheres da série.
Nesta Páscoa, Sílvia Alberto encontra-se com Valter Hugo Mãe no Museu da Misericórdia, no Porto. O escritor escolheu o quadro "Fonte de Vida" como fundo para início de uma boa conversa. Não se considera católico, mas acredita na existência histórica de Cristo e nos poderes de São Bento que o curou de uma maleita na infância. Agora que acaba de lançar dois livros - Publicação da Mortalidade e ainda uma novíssima edição de O Paraíso são os outros - confessa que "há um trauma no fim do livro". Aos 46 anos, continua por concretizar o desejo maior da paternidade e prepara-se para uma nova viagem, sempre acompanhado pelos seus cadernos de memória.
Sociedade Recreativa Adriana Calcanhotto Sílvia Alberto apresenta as criações e as conquistas de quem revela talento na sua área de atividade. Com Sílvia Alberto no comando da entrevista central a um convidado de prestígio, um protagonista da atualidade ou uma figura nacional ou internacional de méritos reconhecidos. As reportagens e rubricas estão a cargo das repórteres Rita De La Rochezoire, Teresa Peres e Jani Gabriel.
Chama-se "Casa" e marca um tempo de mudança na vida de Carolina Deslandes. O novo álbum da artista tem lançamento oficial a 20 de Abril e é o mote para uma conversa muito especial, no próximo domingo, no Sociedade Recreativa. Sílvia Alberto conduz a entrevista com poucas perguntas. Carolina responde sem grandes rodeios e com a franqueza de uma mulher que quer deixar uma mensagem honesta aos filhos. "Fui mãe duas vezes muito seguidas e, neste mercado, é difícil ter uma ausência tão grande. Às vezes vai haver muita gente a dizer que é impossível continuar... e eu consegui dar a volta a isso. Quero deixar-lhes esse exemplo".
Neste Sociedade Recreativa, Sílvia Alberto visita o estúdio de trabalho de Carlão! Com novo single e a preparar o álbum "Entretenimento", o artista partilha que mesmo depois dos 40 ainda se sente "um puto". Continua a andar de transportes públicos e sempre com um caderno na mochila para apontar ideias. Carlão reflete muito do que é nas letras que escreve - "A vida é feita de momentos de luz e de muita escuridão".
O Sociedade Recreativa deste domingo recebe uma mão cheia de talento e boa disposição: Cláudia Semedo, Pedro Granger, Inês Lopes Gonçalves e Pedro Penim. A uma semana da Cerimónia de Abertura da Eurovisão, os quatro apresentadores da "Blue Carpet" encontram-se com Sílvia Alberto no MAAT para prognósticos e partilhas de divertidas memórias eurovisivas. Para começar, Sílvia lança o desafio de se apresentarem uns aos outros. Será que se conhecem realmente bem?
Em contagem decrescente para o grande evento, Sílvia Alberto junta-se a Catarina Furtado e Filomena Cautela para uma boa conversa no jardim do Café Corações Com Coroa. O leque não está completo porque a Daniela Ruah não conseguiu juntar-se ao grupo destas fabulosas anfitriãs. As expetativas, os receios, as emoções e a vontade maior de fazer o melhor em palco. Três mulheres completamente diferentes a partilhar opiniões e formas de estar na vida. A Filomena diz que as colegas não a deixam "cair do salto", a Sílvia é apontada como fiel conhecedora das lides eurovisivas e a Catarina confessa que no dia da final não vai pensar nos 200 milhões de audiência - "eu vou falar para a minha mãe".
Ainda no rescaldo da fabulosa apresentação no palco da Eurovisão, Branko está esta semana com Sílvia Alberto no Sociedade Recreativa. Membro fundador de Buraka Som Sistema, João Barbosa, mais conhecido por Branko, afirmou-se nos últimos anos como nome fundamental no atual panorama musical português. DJ, produtor, fazedor de música que junta ritmos tradicionais com música eletrónica. De espírito viajante, não tem dúvidas de que os fenómenos musicais do mundo podem ajudar a que nos conheçamos e entendamos melhor.
"Eu gosto de me pôr à prova todos os dias". Judite Sousa é a convidada de Sílvia Alberto, no próximo Sociedade Recreativa. Aos 57 anos, continua a sentir que a reportagem é o espaço mais importante na profissão. É movida pelos desafios e pela vontade de ir mais longe. Não tem medo de polémicas e diz que, ao longo dos anos, construiu uma fortaleza para se proteger do que não importa. Tem novo livro e um blogue - "Acho que há fases na nossa vida em que nós reavaliamos aquilo que queremos mostrar e dar aos outros".
Neste domingo, Sílvia Alberto está no Jardim do Torel, em Lisboa, para uma boa conversa com Janita Salomé. O compositor e cantautor está de volta com novo álbum e prepara-se para um concerto especial no Teatro da Trindade já no próximo dia 5 de Junho. Tinha 10 anos quando chegou a Lisboa pela primeira vez e vislumbrou o Rio Tejo. Sempre sentiu o apelo da música, mas ainda trabalhou como funcionário judicial até que Zeca Afonso o resgata para os palcos.
Sílvia Alberto visita a "Suite 647", no palco do Auditório dos Oceanos, para uma conversa muito especial com Manuela Couto. A atriz recebe-nos com humor e uma porta do tempo aberta. O mote da peça dá pano para mangas. Nascida em Setúbal, foi sempre uma boa aluna e os pais viam o gosto da filha por fazer teatro como um bom passatempo. A coisa tornou-se séria quando a jovem Manuela entra no Conservatório. Hoje é uma das mais talentosas e acarinhadas atrizes do nosso País. Mãe de dois filhos e casada há mais de 20 anos, confessa: "Eu não seria capaz de viver com um ator. Nós somos muito cansativos".
Com o mar de fundo e salsa nos pés, Pêpê Rapazote é o convidado de Sílvia Alberto no Sociedade Recreativa! O ator português de 47 anos, que deu vida a um barão de droga na série Narcos, sente-se em forma e com uma energia cada vez maior para enfrentar todos os desafios. Apesar do sucesso internacional e de continuar a fazer audições para novos voos, Pêpê não se imagina a deixar Portugal "A minha vida está aqui". No final da conversa, o ator ensina uns passos de salsa à apresentadora.
Sílvia Alberto encontra-se esta semana com Sara Tavares, em Cascais, para uma conversa repleta de "Coisas Bunitas". A poucos dias do seu concerto no EDP Cool Jazz, Sara Tavares partilha as histórias de "Fitxadu", o seu mais recente álbum e, quase sem darmos conta, embarcamos numa pequena viagem pelos mais de 20 anos de uma admirável carreira. O problema de saúde que enfrentou há uns anos levou-a a repensar o seu modo de estar na vida: "Antes era só música, música, música, soldado! Agora, eu entendo que as coisas são finitas".
Neste Sociedade Recreativa, Marisa Liz conversa com Sílvia Alberto sobre o novo álbum de Amor Electro, as expetativas para a nova temporada do The Voice Portugal e ainda as partilhas de uma mãe de família com dois filhos e um companheiro há 20 anos a seu lado, na música e na vida. Diz que nunca foi "uma miúda confiante", mas sempre foi à luta com consciência das suas capacidades e limitações. "Eu apercebi-me desde muito cedo que não tinha necessidade que ninguém me dissesse que sim, a única pessoa que tinha que dizer sim era eu".
Neste Sociedade Recreativa, Sílvia Alberto conversa e bebe chá com a atriz de ascendência inglesa Maya Booth! A protagonista de "Verão M", que sempre conheceu melhor as praias do Sul, adorou gravar em Moledo, num cenário que considera "idílico". Nasceu no Alentejo no seio de uma família inglesa, virada para as artes. Aos quatro anos, já dizia Shakespeare e não tardou a descobrir-se como atriz. "Eu hoje estou aqui também porque a minha mãe teve a força que teve e encontrou o seu caminho".
Vasco Palmeirim é o convidado de Sílvia Alberto do Sociedade Recreativa. Aos comandos de Joker, o novo concurso da RTP1. O apresentador confessa que este desafio está a puxar pelo seu lado "mais mauzinho". Será que é desta que vamos ver no ecrã um Vasco Palmeirim sério e sem brincadeiras? A conversa vai invariavelmente para outras paragens, da Rádio ao The Voice Portugal, passando pelo Golfe e, claro, pela família. Em relação ao filho Tomás, a expetativa é positiva: "Quero que ele continue com aquele sorriso quando eu chego a casa e ele diz «Olha o papá!!»". Nelson Évora celebrou, esta semana, os 10 anos do Ouro Olímpico com um treino muito especial no Algarve. O Campeão Europeu do Triplo Salto contou ainda com o elogio e abraço de Marcelo Rebelo de Sousa.
Sílvia Alberto vai visita um Museu muito doce e leva consigo Graciano Dias, Santiago Mateus e Carolina Marinho - pai e filhos, na série "Verão M", da RTP1. E depois de um início de conversa animado, ficam só os adultos... Graciano Dias, nascido nas Caldas da Rainha, herdou dos pais o gosto pelo cinema. Esteve quase para seguir a carreira de futebolista, mas uma lesão trocou-lhe as voltas. Com uma forte ligação ao teatro, diz-se muito envergonhado e atento à crítica dos que o acompanham: "Às vezes, a sinceridade não nos traz elogios".
Com a estreia da nova edição do The Voice Portugal, Sílvia Alberto conversa com Aurea. Apresentadores, atores, produtores e verdadeiras equipas que fazem Criativisão! Não perca a reportagem do Sociedade Recreativa sobre a Apresentação da Nova Grelha RTP. Blaya tem novidades e vai partilhar tudo com Rodrigo Gomes. O novo repórter do Sociedade Recreativa estreia-se em grande, com limousine, champanhe e, claro, em óptima companhia.
António Fagundes é o convidado de Sílvia Alberto, no Sociedade Recreativa. O ator com mais de 50 anos de carreira está em Portugal com a peça "Baixa Terapia". Ávido leitor, aproveita estas estadas por cá para comprar largas dezenas de livros e é na Biblioteca do Palácio Nacional da Ajuda que responde às perguntas da apresentadora - "Eu acho que o ator faz terapia todos os dias".
No dia em que o PREÇO CERTO celebra 3000 emissões, com um programa especial em Lamego, Fernando Mendes é o convidado de Sílvia Alberto. Tudo começou com um casting e um contrato à experiência de três meses. Mas essa "experiência" superou todas as expetativas e já lá vão 13 anos com Fernando Mendes ao comando de um concurso que se transformou num espaço de convívio muito querido pelos portugueses. E, como acontece entre dois bons amigos à conversa, outros assuntos surgem nesta entrevista: os filhos, os espetáculos, os tempos em que engraxava sapatos no Parque Mayer e ainda as saudades do grande companheiro e amigo Nicolau Breyner.
Neste Sociedade Recreativa recebemos José Raposo e Madalena Almeida, o Emílio e a Jasmin do Circo Paraíso! Sílvia Alberto conversa com a dupla de atores junto ao Rio Tejo, ainda no decorrer da Regata de Portugal. Tanto ele, com 55 anos, como ela, com 21, estão de acordo em relação a esta série - a melhor experiência de sempre! O passeio e a conversa prosseguem depois com José Raposo que se prepara para ser pai pela terceira vez. Profissional brilhante e versátil, com provas dadas nos mais diferentes registos - do teatro de revista ao cinema de autor - o ator afirma sem medos: "É uma estupidez tamanha as barreiras que o meio artístico, de maneira geral, põe em relação aos vários géneros. Nunca vou entender!".
Soraia Chaves é a convidada de Sílvia Alberto, neste Sociedade Recreativa. "Esta Natália Correia tocou-me de uma forma muito bela e vai acompanhar-me para o resto da vida, eu não vou olhar para o mundo da mesma forma". Diogo Amaral na antestreia de "Pedro & Inês" em Lisboa. A nossa Rita de La Rochezoire quis perceber melhor essa história do ator dormir com a espada do rei... A não perder no Sociedade Recreativa.
Boss AC é o convidado de Sílvia Alberto, neste Sociedade Recreativa. Depois da digressão de "AC para os amigos", o músico está de volta aos discos com "A Vida Continua...". Gosta de pensar nos álbuns como fotografias dos vários momentos do seu caminho. O menino, que na escola já fazia as composições de Língua Portuguesa a rimar, queria ser cientista ou inventor. O que é certo é que Boss AC foi um dos pioneiros do hip hop português, há mais de 20 anos, e continua hoje a inventar letras e abordagens à música. É através dela que comunica o que lhe vai na alma: "Sempre arranjei soluções para os meus problemas dentro de mim".
Sílvia Alberto vai até Almada ao encontro de Tony Carreira. Uma boa parte dos seus 30 anos de carreira tem passado, também, por esta margem do Rio, onde tem a empresa, os estúdios e a casa dos pais. A conversa começa no Miradouro e segue depois na sala de ensaios. Nas vésperas dos derradeiros concertos, Tony Carreira partilha os motivos que o levam a querer fazer uma pausa, os medos que ainda enfrenta hoje sempre que sobe ao palco e, claro, todas as novidades sobre o álbum "As Canções das Nossas Vidas".
Neste Sociedade Recreativa, Sílvia Alberto entrevista Bárbara Bandeira. Aos 13 anos, fez virar todas as cadeiras no The Voice Kids, hoje está ao lado do mentor Anselmo Ralph na fase das Batalhas do The Voice Portugal! Com milhares de seguidores nas redes sociais e vários hits a passar nas rádios, a it girl do momento está a preparar o seu primeiro álbum, que inclui um tema com a brasileira Ludmilla. Determinada desde tenra idade, nunca teve dúvidas do que queria ser e fazer da sua vida. Filha do músico Rui Bandeira, Bárbara encara, com apenas 17 anos, a profissão com seriedade e consciência - "É impossível estarmos no sucesso para sempre".
Neste Sociedade Recreativa, Sílvia Alberto encontra-se com António Zambujo. O músico vai lançar novo álbum e partilha, em primeira mão, tudo sobre este "Do Avesso": "Os discos para mim são reflexo do momento". Uma conversa ao sabor dos sentimentos e das melodias que fazem a biografia de António Zambujo. Das saudades da avó, da infância e juventude em Beja, aos filhos Diogo e João que revelam gosto pela música.
Neste Sociedade Recreativa, Sílvia Alberto vai até à Alfândega do Porto ao encontro dos três jurados da nova série do "Cosido à Mão". Mariama Barbosa, Susana Agostinho e Paulo Battista juntos na procura do melhor costureiro de Portugal no concurso que está de volta à RTP já a partir de 1 de Dezembro. Mariama é a nova aquisição do painel e, nesta conversa, partilha com autenticidade o seu olhar sobre o que é a moda e o que é ser bonito ou feio. Paulo Battista, a prova de que alfaiataria não é coisa de velhos, e Susana, sempre de preto e atenta aos detalhes desde a criação até à execução. Um trio de peso que promete surpreender.
José Avillez é o convidado de Sílvia Alberto, neste Sociedade Recreativa. O premiado chefe de cozinha, que nunca diz não a um bom desafio, participou no The Voice Portugal como Super Coach da equipa de Anselmo Ralph e em Janeiro estreia-se como Jurado num novo programa da RTP. É o primeiro português a receber o Prémio de Melhor Cozinheiro do ano atribuído pela Academia Internacional da Gastronomia. Sempre empenhado e orientado para o sucesso, confessa: "Em certos momentos da minha vida, o desafio cruza-se com a inconsciência e já chorei muito pelo caminho".
É ao som de UHF que Sílvia Alberto vai até Almada ao encontro do grande António Manuel Ribeiro. O mote são os concertos especiais para comemorar os 40 anos de canções, neste Dezembro, primeiro na Aula Magna, depois na Casa da Música. A história começa em 1978 quando um grupo de "miúdos" se junta na margem Sul para formar uma banda. Ninguém imaginava o que viria a seguir - "Não me interessa saber se há não há rock português! O que é um facto é que a música portuguesa mudou connosco". A par da música, a escrita sempre foi uma paixão de António, desde os tempos de adolescente tímido que escrevia cartas de amor com mais de 20 páginas. Uma conversa intimista e imperdível!
Uma conversa especial entre as duas belas, Maria João Bastos e Sílvia Alberto, no belo Teatro Nacional de São Carlos. A não perder, neste Sociedade Recreativa.
Depois da grande estreia de "Famílias Frente a Frente", o chefe de cozinha Hugo Nascimento recebe Sílvia Alberto na Tasca da Esquina para uma boa conversa. Entrou no mundo da cozinha pelas sobremesas, era então um jovem com vontade de ser arquiteto e ao mesmo tempo a estrela da discoteca com malabarismos ao balcão do bar. A sorte levou-o para a equipa do chefe Vítor Sobral, com quem mantém uma grande amizade. Não gosta de se levar muito a sério, mas não leva a profissão a brincar. "O Grande Circo Místico" já está nas salas de cinema portuguesas! A estreia contou com muitos rostos do elenco, como Marcos Frota, Nuno Lopes e Luísa Cruz, e também diversas caras conhecidas curiosas para ver este projeto do cineasta brasileiro Cacá Diegues.
No próximo Sociedade Recreativa teremos uma conversa doce entre duas pré-mamãs. Sílvia Alberto entrevista Filipa Gomes, no dia da sua grande estreia como anfitriã no novo programa da RTP1 "Famílias Frente a Frente - Desafio na Cozinha". Com avós agricultores, cresceu próxima do campo e da origem dos ingredientes, longe de saber que seriam esses ingredientes a fazer os seus dias mais alegres. Há 5 anos trocou o trabalho seguro na área da publicidade pela combinação que a faz feliz: Cozinha e Televisão. Não gosta que a chamem de "Chef", pois sente-se uma simples cozinheira que gosta de comunicar. Sem ambições de restaurantes nem estrelas: "Eu amo comer desde que existo".
Sílvia Alberto sugere uma viagem pelo melhor de 2018! Da Eurovisão ao Cinema, passando pelo teatro, pela música, pelo desporto, pela moda, pelos eventos e, claro está, pelos bastidores das grandes séries e do entretenimento da nossa RTP. São os melhores momentos de reportagem e de entrevista com mais de 50 convidados, em revista, no último Sociedade Recreativa de 2018.