Quando as crianças desenham monstros, eles ganham vida no Monstruoso Mundo dos Monstros, onde vivem os mais diferentes seres como Dr. Z, Morgume, Luisa, Gorgo e Dedé.
Quando o Dr. Z parte com Morgume em uma expedição para colher baba de monstro, Lali fica sozinha em casa e conhece Medrão, o monstrinho que tem medo de tudo.
Quando os amigos de Lali são convidados para almoçar na casa dela, nada sai como planejado. Melindrusa faz com que todos percam o apetite e não queiram comer nada.
Quando Romeu Umbigo nasce no Monstruoso Mundo dos Monstros, a rotina de todos se transforma e Lali começa a querer comprar tudo o que pode e o que não pode.
Quando Romeu Umbigo abre um resort exclusivo, Gorgo vira o porteiro do local e não deixa ninguém entrar. Segundo ele, apenas monstros especiais tem o direito de entrar na colina.
Quando um novo monstro nasce e decide criar novos lanches para todos, Lali e seus amigos passam a comer sem parar. Mas a comida não é saudável e todos começam a passar mal.
Quando Lali prepara uma festa de aniversário surpresa para o Dr. Z, um novo monstro com duas cabeças ganha vida e estraga tudo com sua tremenda indecisão.
Lali grava um vídeo engraçado em que canta e dança usando sua monstrocam, mas o vídeo vai parar na monstronet. Vermelívia infecta Lali com sua vergonha.
Quando girianos, pequenos monstros que entram na boca dos monstros maiores, ganham vida no vale, eles contaminam Dedé, Gorgo e Luisa, que passam a falar apenas por meio de gírias.
A monstrovera chegou para a alegria de todos. Mas Terebentino, o monstro que suga as cores deixa o Monstruoso Mundo incolor, todos ficam tristes e se envolvem em muitas confusões.
Quando SuperTom é desenhado e vai parar no Mundo dos Monstros, ele precisa provar aos outros monstros que tem superpoderes. Para isso, Tom passa por uma série de desafios.
Quando o Dr. Z passa muito trabalho para Morgume, Polly decide criar diversos clones para ajudá-lo no trabalho. Com tantas cópias, ninguém sabe quem é o Morgume original.
Monstro que é monstro não gosta de tomar banho, mas quando Lali é picada por Olavo, o monstro da limpeza, ela muda de hábito e causa estranheza e confusão no Vale dos Monstros.
Quando Godofardo, o monstro da culpa, infecta Lali, ela passa a acreditar que é culpada por todos os problemas do Vale dos Monstros, causando uma série de confusões.
Quando Lulux, o monstro luminoso, rouba a noite do Monstruoso Mundo dos Monstros, ninguém consegue dormir e os monstros começam a sofrer com a falta de descanso.
Quando Lali começa a expressar suas ideias por meio da pintura, o monstrinho Crica ganha vida e passa a criticar a arte produzida pelos outros monstros, deixando todos inseguros.
Dedé se transforma em um tirano e decide implantar a ditadura das formas redondas. Descontentes, os outros monstros fazem de tudo para acabar com a fase tirânica de Dedé.
SuperTom é amado por todos, mas quando o monstro Iagro faz Lali ter ciúmes de Tom, ela planeja acabar com a atenção e o carinho que Tom recebe dos outros monstros.
Todos querem comer Monstrolates, os chocolates mais deliciosos do mundo. Mas Barbalela conta para todos que os doces estão contaminados e a mentira se espalha.
Quando Lali tem seu sono atrapalhado pelo poder de Pessadão, o monstro que transforma sonhos em pesadelos, ela começa a misturar sonho com realidade, causando muita confusão.
O Dr. Z proíbe Lali de jogar o MonstroGame, mas ela não obedece e acaba quebrando o game. O Síndico começa uma investigação, quando todos começam a jogar a culpa uns nos outros.
Durante o inverno todos devem guardar lesmas para comer enquanto durar o período de frio. Mas Inércio chega no vale e contamina todos com a sua tremenda preguiça.
Quando Lali é influenciada por Ceisso, o monstro da indecisão exagerada, ela passa a ficar confusa e fazer várias coisas ao mesmo tempo, perdida no tempo e no espaço.
Luisa é mordida por um monstro novo no vale e começa praticar bullying. Ninguém gosta da nova Luisa. Como faz para a antiga, aquela que é legal e carinhosa voltar?
Lali adota uma monstrinha muito fofa para ser seu monstropet. Porém, Luli morre e Lali passa pelo sofrimento do luto, da perda, e tenta aprender algo com esse acontecimento.
Quando Lali é mordida por Xerloqui, ela passa a se achar uma grande detetive e começa uma investigação para descobrir o paradeiro de Filomena, alguém do passado de Dr. Z.
Gorgo está prestes a perder o seu primeiro dente, quando é mordido por Abebelardo e começa a agir como um bebê, começa a usar fralda e desaprende a falar.
Os amigos resolvem ajudar Gorgo em matemática. Luísa é escolhida para ser a professora, mas ela é influenciada e passa de professora paciente para severa e impaciente.
Lali se inscreve para um acampamento de monstros, mas enquanto espera a aprovação, é mordida por Poncio Pilhadus, que faz com que os dias de espera se tornem insuportáveis.
Cupindus dispara suas flechas nos monstros, que começam a se apaixonar uns pelos outros. Mas as paixões não são recíprocas, portanto, a confusão está instaurada.
Luísa conta um segredo para Dedé que promete não contar para mais ninguém. Mas ele é mordido pelo monstro da fofoca e assim conta para os outros o segredo da amiga.
O monstro da má sorte faz de tudo para estragar o passeio de Lali e seus amigos. O acampamento que tinha tudo para ser um programa divertido pode tornar-se um verdadeiro fiasco.
Um monstro que engole as palavras, escritas e faladas, surge no Vale e some com todas as palavras. Agora os monstros não sabem mais o nome de nada, não conseguem nem mesmo falar.
Esquecer das coisas algumas vezes é muito normal, o problema é começar a esquecer de tudo, que é o que acontece com Lali quando Esquecidus ganha vida no Monstruoso Mundo.
Lali e seus amigos sem querer quebram a privada do Síndico. Luísa é mordida pela monstra das histórias e ela passa a contar uma histórias mirabolantes para enrolar o Síndico.
Lali está tentando instalar um jogo no computador do Dr.Z e sem querer permite que Gub, um monstrovírus, invada a máquina e delete todo material que está salvo.
Dedé está um pouco resfriado. Os amigos estão preocupados e o ajudam. Porém, quando são mordidos pelo monstro Tonem Aí, eles começam a achar que Dedé está é com frescura.
Está chegando o ano novo do Monstruoso Mundo, é o Reveillonstro, e todos preparam uma grande festa com direito a ensaio para a famosa Dança Pra Monstro Lua.
Super Tom recebe o chamado que tanto esperava, uma ligação do Super Heróico Mundo dos Super Heróis. Lali faz de tudo para sabotar Tom para ele não ir embora do Monstruoso Mundo.
Humanos existem? Dr.Z está convicto que sim. Shirley Monstra surge para ajudar. Com o seu poder ela envia Dr.Z para o mundo dos humanos e um bebê humano para o mundo dos monstros.
Dó-Ré-Mi-Chato é um monstrinho que não gosta de nenhum tipo de música e suga todos os sons. Lali e seus amigos devem descobrir como agradar o monstro para que ele devolva os sons.