João Semana, a cavalo, atravessa o largo da Vila. É avisado de que Rodrigo Fonseca Magalhães o procura. Já em casa, João Semana conversa com Rodrigo F. Magalhães. Este tenta convencê-lo a ir a Lisboa para uma reunião política. Joana repreende-o, pois prometeu não envolver-se nesses assuntos.
No largo da Vila, o Regedor chama Francisquinha à atenção por causa do decote. Esta ignora-o. A Maluca e Irene são presas por mendigar.
No templo maçónico, a balbúrdia é total. Discutem todos aos mesmo tempo enquanto lá fora os sinos tocam pela morte da Rainha D. Maria II.
Zé do Telhado e Joaquim observam um palacete. Planeiam assaltá-lo. João Semana e Daniel conversam.
O Bando do Zé do Telhado regressa ao esconderijo. Rojões está ferido e é levado por alguns homens. Teresa está preocupada com a saúde de Francisquinha.
Durante a madrugada, Pedro e mais alguns homens vigiam a casa. Temem um ataque do bando do Zé do Telhado. Já de manhã, João Semana encontra o Regedor.
Na vila é dia de mercado. O movimento é grande. O barbeiro comenta com João da Esquina que se fala na vila das visitas de Daniel a Francisquinha. Daniel encontra Margarida e Clara no mercado.
José das Dornas almoça com os filhos. Daniel, divertido, conta que está a "curar" Francisquinha com poemas de amor. O pai avisa-o que isso pode trazer problemas.
Teresa tenta animar Francisquinha. Esta está deprimida por Daniel nunca mais a ter procurado. Teresa diz-lhe que o pai vai obrigá-lo a assumir um compromisso. José das Dornas conversa com Joaquina.
João Semana conversa com Daniel. Aconselha-o a criar uma nova perspectiva sobre a sua profissão, pois na vila, tanto vai tratar de pessoas como de animais. Pedro visita Clara.
José das Dornas, preocupado, comenta com Daniel o facto de Clara não se ter sentido bem. Pedro deixa Clara em casa. Esta já se sente um pouco melhor. Pedro sai.
No campo, Daniel e João Semana observam uma vaca. Adriano Melo, passa por eles a galope. João Semana fica intrigado.
O bando do Zé do Telhado, em conjunto com o padre Torcato, preparam mais um assalto. Avançam. Ao chegar ao local, Zé do Telhado fica desconfiado.