Usando sua própria história como ponto de partida do programa, o diretor da série Roberto Berliner apresenta os personagens que serão os protagonistas dos próximos episódios.
Carlos Renato, de 46 anos, sempre sonhou ser pai. Christofer morava em um abrigo e sonhava em ter uma família. Pai e filho conheceram-se num projeto de apadrinhamento.
Vamos conhecer Bruno, um menino sensível e inteligente que vive em um mundo particular muito especial. Bruno chegou à família de Claudia e Paulo Cesar ainda bebê.
Maria Luisa recebeu o telefonema da assistente social avisando que seu filho, que ela esperou por 4 anos, estava aguardando por ela. Acompanhamos Maria Luisa e Mario Jorge nessa jornada.
Roseana conta que a felicidade que Luiz Felipe trouxe pra ela e seu marido Enrique não tem tamanho, não tem preço, não tem nome. Nesse episódio conhecemos a história de adoção de Luiz Felipe e visitamos, junto com ele, o abrigo onde ele morou antes de ser adotado.
Rogério e Weykman se casaram e decidiram adotar os irmãos Juliana, Maria Vitória, Luiz Fernando e Anna Claudia . Uma história de adoção que é a prova de que o amor e a felicidade são mais fortes que qualquer convicção.
A história do Cadu dá uma reviravolta graças à atuação precisa de juízes, advogados e assistentes sociais, que promovem um comovente encontro entre Cadu e seus pais, mudando para sempre o destino dessa família.
Mariana, coreógrafa, e Anderson, produtor cultural, esperam há dois anos na fila de adoção. Durante essa espera Mariana usa a ansiedade e expectativa como inspiração para um blog de poemas.
Myrlen , 15 anos, e Maiara , 17 anos, passaram toda sua infância e juventude em um abrigo e já não têm mais esperança em serem adotadas. E Jaciara e Anderson perderam a guarda dos filhos.
Diogo fugiu de casa aos sete anos e morou nas ruas do Rio de Janeiro por muitos anos até que foi encaminhado para um abrigo. Foi adotado aos 12 anos e a partir daí sua história começa a ser reescrita. Diogo agora revisita os locais onde vivia no centro da cidade e relata seu passado.
Beth e Jacqueline criaram a própria família apesar dos preconceitos.
Jeane e Fernando são um casal que esperaram o telefonema da assistente social para adotar uma criança há 4 longos anos. Acompanhe a família nessa jornada intensa e repleta de fortes emoções.
Celi e Augusto queriam adotar uma criança e combinaram que não escolheriam. E assim foi: adotaram a 1ª criança que foi oferecida, junto com seus 2 irmãos. Mais tarde foi a vez de adotar uma menina.
Diana se jogou de cabeça na aventura de ter filhos, adotando oito crianças, que hoje tem entre 6 e 24 anos. Seu grande desafio foi fazer desse grupo heterogêneo uma família. E não foi tarefa fácil.
Vemos o dia a dia de uma juíza da Vara da Infância e da Juventude e conhecemos como funciona o acolhimento temporário através do caso de um bebê com microcefalia.
Futuros pais e mães, inscritos na fila do Cadastro Nacional de Adoção, recebem a notícia da chegada do filho de uma hora para outra. Acompanhamos a história de adoção do casal Priscila e Daniel.
Fábio e Marcos são casados há quase 10 anos e adotaram dois amigos que moravam em um mesmo abrigo, na época com 6 e 7 anos. A última a chegar à família foi uma linda bebê que completa a família.
Bárbara e Sávio construíram uma família grande e unida. São pais de 5 filhos, entre eles Ana Laura e Maria Fernanda, adotadas ainda bebês. Eles criaram o Grupo de Apoio à Adoção "Quintal de Ana".
Acompanhamos a rotina de três adolescentes que vivem no abrigo “CAC - Centro de Acolhimento e Cidadania”, que acolhe até 20 jovens - entre 9 e 17 anos em São Gonçalo, Rio de Janeiro.
O destino reservou a Pié uma surpresa: a adoção, depois que já tinha completado 18 anos, por um antigo padrinho, da época em que viveu num abrigo após ser retirado das ruas pelo conselho tutelar.
Luiz e Suzana Schettini conheceram-se em um encontro nacional de apoio à adoção e têm uma família grande e muito amorosa, composta pelos 2 filhos de Luiz, os 2 filhos de Suzana e o caçula Matheus.
Há cinco anos na fila de adoção, finalmente o telefone de Maria das Graças tocou. Nessa história de adoção, acompanharemos a chegada de Alice, filha de Maria.
Alexandre e Francisco se habilitaram para a adoção e logo o telefone tocou. Era um convite para conhecer o histórico de crianças “não adotáveis”. Nesse dia nasceu uma família com três filhos.
Neste episódio de “Histórias de Adoção”, conhecemos a história de Bia Lessa e Dany Roland, que fizeram um filme em que uma menina é adotada. Dezenove anos depois, Bia e Dany reencontram a menina
Alexya é uma mulher trans, professora e casada com Roberto há sete anos. Juntos adotaram Gabriel e agora vão buscar Ana Maria, uma menina trans disponível para adoção.