Geremias e Guilherme percebem que Giovanna esteve com Enrico e ficam furiosos. Mezenga e Berdinazzi brigam. Mezenga ouve no rádio que o Brasil entrou na guerra.
Giovanna confessa a Berdinazzi que ama Enrico e ele acaba concordando com o casamento. Em troca, Mezenga abre mão das terras pelas quais os dois sempre brigaram.
Geremias e Guilherme encontram Giovanna e levam-na para casa. Bruno é convocado pelo Exército e parte para a Itália. Enrico foge com Giovanna.
Geremias e Guilherme concluem que Giovanna fugiu, mas não vão atrás dela. Berdinazzi diz a Marieta que Giovanna não é mais sua filha. Enrico se torna boiadeiro e tem um filho.
Marieta se preocupa com Berdinazzi. Enrico e Giovanna prosperam. Novos carunchos aparecem no cafezal de Mezenga. Berdinazzi diz a Marieta que perdoou Giovanna.
Giovanna e Enrico vão para São Paulo. Guilherme e Geremias vendem as terras do pai. Enrico diz que o filho jamais usará o sobrenome Berdinazzi. Marieta vai morar com os Mezenga.
Marieta descobre que Bruno teve um filho. Mezenga morre. Passam-se dez anos. Enrico torna-se um próspero pecuarista. Guilherme descobre que Geremias está roubando-o.
Léa liga para Ralf. Luana conhece Regino, líder de um grupo de sem-terra que planeja invadir uma das fazendas de Mezenga. Marcos e Lia compram um iate.
Os sem-terra invadem a fazenda de Mezenga em Pereira Barreto. Regino diz a Mezenga que a fazenda foi desapropriada. Mezenga manda levar comida para os acampados.
Um líder dos sem-terra diz aos acampados que eles terão que deixar a fazenda. Luana se recusa a partir com os sem-terra e pede abrigo na fazenda. Mezenga leva Luana para o Pará.
Liliana e Marcos passeiam no iate. Léa chega de madrugada e encontra Mezenga esperando por ela. Ralf se encontra com Marita. Mezenga discute com Marcos.
Léa confirma a Lia e Marcos que pediu o divórcio. Mezenga estranha a atitude de Léa. Marcos e Liliana se desentendem. Luana chora quando Mezenga pede que ela fale de seu passado.