José Inocêncio promete não morrer e é atacado por jagunços. Maria Santa é proibida pelo pai de participar da festa de Bumba-meu-boi. José Inocêncio beija Maria Santa.
Maria Santa conta para a mãe que acredita estar grávida e sai de casa para não ser espancada pelo pai. José Inocêncio acredita que Santinha foi embora e fica desolado.
José Inocêncio manda Deocleciano avisar a Belarmino que está morto e, no velório, ele assume a autoria do crime. Santinha acredita que o noivo foi assassinado.
Deocleciano e Morena e Jupará e Flor se casam. Nasce José Augusto, filho de Maria Santa. Anos depois, Maria Santa sofre para ter o quarto bebê, que acaba rejeitado por Inocêncio.
João Pedro diz que quer ir embora de casa e José Inocêncio o faz desistir da ideia. Os anos passam. João Pedro conhece Mariana na casa de Jacutinga e decide levá-la para a fazenda.
José Venâncio e Eliana discutem e ele propõe a separação. João Pedro diz que vai contar para José Inocêncio que ele e Mariana estão apaixonados, mas ela pede para ele se afastar.
João Pedro diz a Mariana que quer fugir com ela, mas ela confessa que está apaixonada por José Inocêncio. José Venâncio encontra Eliana bêbada, dizendo que é estéril.
José Venâncio diz que vai se separar de Eliana e se mudar para a casa de Buba. José Inocêncio janta com os filhos e as noras e conta que vai se casar com Mariana.
José Bento propõe a divisão das terras e José Inocêncio se ofende, mas acaba concordando. Buba diz a José Venâncio que tem medo que o coronel descubra o seu segredo.
José Inocêncio analisa o mapa de suas terras com os filhos. José Inocêncio e Buba conversam sobre netos e ela fica assustada. Padre Santo chega na cidade com seu substituto.
Um altar é montado em frente à fazenda para o casamento de José Inocêncio e Mariana. Deocleciano e Zinho descobrem que a casa de Jacutinga foi fechada.
José Inocêncio e Mariana viajam para Ilhéus. Buba propõe a Zé Venâncio adotar uma criança. Eliana contrata um detetive para descobrir quem é a amante de seu marido.
José Venâncio é observado pelo detetive, que diz para Eliana que o apartamento onde seu marido está pertence a um homem. José Inocêncio e Mariana chegam de viagem.
José Augusto se impressiona com a beleza de Mariana. Damião chega no vilarejo e pede emprego na casa de Deocleciano. Tião decide largar a vida de caçador de caranguejos.
Os padres levam Tião e a família para a fazenda de Teodoro e conseguem um emprego para ele na lavoura do coronel. Eliana procura Buba e diz que quer a separação amigável.
Teca se encanta com a casa de Buba. José Venâncio discute com Buba ao ver Teca em casa. Mariana acha a garrafa com o diabo dentro e coloca na mesa de José Inocêncio.
José Venâncio quer que Buba devolva Teca para a instituição onde ela vivia. Ritinha leva comida para Damião e os dois conversam. Eliana vê Teca e pergunta a Buba quem é a menina.
Eliana quer saber qual o nome de Buba. João Pedro vê José Inocêncio e Mariana juntos na plantação de cacau e decide ir embora. José Augusto vai visitar José Venâncio.
João Pedro comunica ao pai que vai embora e deixa-o chateado. Teodoro rouba uma calcinha de Joana e manda sua mulher vestir, mas ela não aceita. Mariana pede para João Pedro ficar.
Padre Santo e Padre Lívio chegam na fazenda com a professora Lu e José Inocêncio decide contratá-la para trabalhar na escola de sua fazenda. Teodoro rouba outro vestido de Joana.
João Pedro mostra a escola para Lu. Tião quer descobrir onde José Inocêncio vive. Damião confessa a José Inocêncio que foi contratado para matá-lo, mas não revela o mandante.
Damião diz que quer casar com Ritinha. José Venâncio e Eliana dormem juntos. Egberto descobre que Teca está grávida. Tião pede a Teodoro para visitar José Inocêncio.
Eliana diz a José Venâncio que só lhe dará o divórcio se ele provar que Buba está grávida. Tião procura José Inocêncio. Damião pede Ritinha em casamento.
Ritinha e Damião se casam. José Bento e José Venâncio são convocados para a assinatura da partilha das terras. Mariana encontra João Pedro sentado na cadeira do pai.
Mariana conta para José Inocêncio que João Pedro estava na sua sala e o coronel fica com ciúmes. Tião decide dormir com a galinha preta dentro do quarto.
Teodoro ameaça internar Tião em um hospício. Damião procura o intermediário que o contratou para matar José Inocêncio. Ritinha conta a Inácia que está grávida.
Buba fica nervosa com o sumiço de Teca e passa mal. Egberto e Eliana pressionam Teca, mas ela consegue fugir. João Pedro encontra Sandra tentando montar em um cavalo.
Inácia confunde o passado com o presente e chama Mariana de Maria Santa. Teodoro se declara para Joaninha. Sandra decide ir à fazenda de José Inocêncio para conhecê-lo.
Sandra se apresenta para Inocêncio, deixa um recado para João Pedro e vai embora. Eliana diz a José Venâncio que está grávida. José Inocêncio chama Mariana de Santinha.
Sandra marca um outro encontro com João Pedro e lhe pede um beijo. José Venâncio revela para Eliana que é estéril e que Buba não está grávida. Kika pede a separação a José Bento.
José Augusto fala de sua desilusão com a medicina. Padre Lívio e José Inocêncio discutem por suas posições políticas. José Venâncio diz para Buba que vai pedir demissão do emprego.
José Inocêncio acusa João Pedro de desviar dinheiro da fazenda. José Bento compra um apartamento no nome de Kika. Sandra pergunta para Joana se Teodoro roubava as suas roupas.
Deocleciano fala para José Inocêncio que ele está sendo injusto com João Pedro. José Venâncio fica com ciúmes ao ver Eliana e Egberto almoçando juntos em um restaurante.
João Pedro diz para Sandra que nunca vai se apaixonar por ninguém e ela vai embora com raiva. Dona Patroa dispensa os serviços de Joaninha. Buba se entristece com a fuga de Teca.
Morena pergunta para Lu se ela está apaixonada por João Pedro e ela nega. Turco Rachid pergunta para Inácia sobre a família de Maria Santa e ela fica desconfiada.
Sandra almoça na fazenda de Belarmino e Teodoro manda um empregado segui-la. Eliana diz para José Venâncio que começou a fazer análise. José Inocêncio sonha com Maria Santa.
Mariana percebe que José Inocêncio sonhou com Santinha e fica enciumada. José Inocêncio briga com José Augusto por causa de Ritinha. João Pedro leva Sandra até a fazenda.
Sandra procura João Pedro e Teodoro fica furioso com a fuga da filha. José Inocêncio descobre onde está Sandra e conversa com João Pedro. Teodoro vai até a fazenda de Belarmino.
José Inocêncio pede desculpas a João Pedro por tê-lo acusado de ladrão e pede que ele deixe Sandra. O turco Rachid diz que José Inocêncio deve matar Teodoro.
O turco Rachid pergunta se José Inocêncio matou Belarmino e ele nega. Eliana diz para José Inocêncio que apanhou de José Venâncio. Sandra e João Pedro discutem.
Eliana pede que Damião mostre-a as terras de José Inocêncio. Ritinha fica com ciúmes por Damião ter saído com Eliana. Eliana pede parte das terras de José Venâncio e ameaça-o.
José Venâncio aceita negociar suas terras com a ex-mulher. Damião diz para Zinho que está encantado por Eliana. Eliana diz para José Inocêncio que decidiu morar na fazenda.
Buba conta para Teca que é hermafrodita. Padre Lívio conta para Teodoro que não celebrará o casamento de João Pedro e Sandra. Eliana convida Damião para um encontro.
José Venâncio oferece as suas terras para João Pedro. Damião beija Eliana e ela lhe dá um tapa. Joana diz para Tião que quer sair da fazenda de Teodoro.
Sandra diz para o pai que vai voltar para Salvador e ele tenta esbofeteá-la. Rachid compra a casa de Jacutinga. Teodoro diz para a mulher que vai mandar Tião e a família embora.
Ritinha bate na porta do quarto de Eliana e Damião foge pela janela. João Pedro diz que não vai mais cuidar das terras de José Bento. José Augusto elogia Ritinha e Damião ouve.
Zinho vê Eliana e Damião se beijando. Teodoro rouba as roupas de Joaninha e Tião do varal. Kika diz para José Bento que não quer continuar vivendo com ele.
Mariana vê Eliana e Damião se beijando. Mariana exige que José Inocêncio retire a santa da casa. Teca fala para Buba que deseja que seu filho seja um fazendeiro de cacau.
João Pedro diz que Mariana deve voltar para casa. Mariana diz para Morena e Lu que a alma de Maria Santa vive na imagem. José Inocêncio sonha novamente com a ex-mulher.
Eliana diz a José Augusto que não voltará mais com José Venâncio. Sandra diz para Rachid que quer reabrir o bordel na casa de Jacutinga. Mariana é fria com José Inocêncio.
Teodoro agarra Joaninha e ela ameaça-o com uma faca. Damião e Eliana se encontram no quarto dela. Rachid vai morar no bordel. José Inocêncio decide ir a São Paulo.
José Augusto avisa Buba sobre a viagem de José Inocêncio. Dona Patroa conta a Teodora que a filha está mesmo morando no bordel. Buba põe uma barriga falsa e mente para Inocêncio.
José Augusto convence Damião de que ele não deve matar Teodoro. Teca fica escondida durante a visita de José Inocêncio. Rachid diz que é viúvo de uma mulher da família de Santinha.
Buba diz a Teca que não vai adotar seu filho. José Inocêncio repreendem os filhos por terem enfrentado Teodoro por causa de Sandra. Mariana pede ao marido que tire a santa da sala.
João Pedro encontra José Venâncio no aeroporto e leva-o até a fazenda, mas os dois são interrompidos no caminho. Padre Lívio avisa Teodoro sobre as suspeitas de José Inocêncio.
José Augusto conta a Buba sobre a morte de José Venâncio e sugere que ela faça uma cirurgia. José Inocêncio sonha com Maria Santa, que lhe diz que o filho morto está bem.
Zé Augusto volta sozinho à fazenda. Sandra diz a Rachid que não conseguiu nenhuma moça para trabalhar no bordel. Joaninha e Tião brigam. Zé Bento elogia Lu e João Pedro não gosta.
Eliana diz a Buba que quer as terras do marido. João Pedro visita Sandra. José Inocêncio diz a Mariana que vai exigir que Buba fique morando com eles na fazenda.
Eliana conta a José Inocêncio que Buba não está grávida e José Bento confirma. João Pedro diz que não vai cuidas das terras de José Venâncio, que ficaram para a cunhada.
José Inocêncio diz a José Augusto que já sabe a verdade sobre Buba. O médico conta que o filho de Teca é de José Venâncio e Inocêncio acredita e simpatiza com a menina.
Mariana sente ciúmes de Teca. Eliana conta a Sandra que Buba é travesti. Teca fica ainda mais próxima de José Inocêncio e diz que parece já conhecer a fazenda.
Mariana hostiliza Buba. Morena fica emocionada com Teca. José Bento e Padre Lívio discutem política. José Inocêncio apresenta Teca a Padre Lívio e pede que ele a abençoe.
Sandra diz a Rachid que não quer mais reativar o bordel. Padre Lívio conta a verdade a Tião. Mariana sente ciúmes ao ver Teca conversando com João Pedro e José Inocêncio.
Buba diz a Teca que quer ir embora da fazenda. Os filhos de José Inocêncio ficam apreensivos com a visita de Tião. Joana sofre um novo assédio de Teodoro e joga-lhe água fervendo.
Buba diz a Teca que elas vão embora no dia seguinte e a menina diz que não sai da fazenda. Damião conta a José Inocêncio que se encontra com Eliana. Egberto se declara a Kika.
José Inocêncio obriga José Bento e José Augusto a trabalharem na plantação de cacau. Buba afirma a Teca que a deixará sozinha na fazenda e a menina ainda insiste em ficar.
Lu confessa que gosta de João Pedro. José Bento diz ao pai que quer ser político. Teodoro se esconde debaixo da cama para não ser pego por Dona Patroa assediando Joaninha.
José Bento se anima com a ideia de ter sua candidatura financiada pelo pai. José Augusto diz que se Buba for embora ele vai junto. João Pedro procura Sandra no bordel.
Teodoro tenta levar Sandra do bordel, mas Rachid e Damião não deixam. Sandra comenta com Eliana que pode estar grávida de João Pedro. Dona Patroa sai de casa e vai para o bordel.
No forró, Rachid dança com Dona Patroa. Padre Lívio recita uma poesia na missa pela alma de José Venâncio. João Pedro diz a Lu que vai leva-la ao forró e ela decide ficar.
Teodoro vai buscar Dona Patroa no bordel, mas ela se recusa a voltar para casa. Sandra comenta com a mãe a sua desconfiança sobre a gravidez. Kika e Egberto se beijam.
Teca e José Augusto vão para São Paulo. Teodoro tem um pesadelo com Joaninha, Tião e Dona Patroa. Tião percebe que Teodoro assedia Joana e resolve ir embora da fazenda.
Morena cede sua casa para as aulas noturnas de Lu. Neno e Pitoco pensam em procurar Teca na Bahia. João Pedro e Damião tomam uma decisão em relação a Teodoro.
Buba não aceita dormir com José Augusto. Dona Patroa pede que Padre Lívio aconselhe Sandra. José Inocêncio pede que Damião passe a trabalhar como segurança da família.
José Bento volta de Ilhéus e diz ao pai que assinou a ficha de inscrição no partido. Sandra diz a Eliana que não quer nada de José Inocêncio. Buba e José Augusto transam.
Dona Patroa se recusa a voltar com Teodoro. Mariana diz a Inácia que José Inocêncio não vai deixar João Pedro se casar com Sandra. Teodoro vai jantar na casa de Tião.
José Inocêncio diz que se João Pedro se casar com Sandra, não o reconhecerá mais como filho. João Pedro pede que Padre Lívio celebre o casamento na casa onde era o bordel.
Padre Lívio conta a Teodoro que Sandra está grávida e vai se casar. José Bento diz que Inocêncio deveria pedir um dote de Sandra. Eliana manda Damião escolher entre ela e Ritinha.
Teca diz a Inácia que gosta de João Pedro. Buba pede a Zé Augusto mais tempo para se decidir sobre a operação. Rachid elogia Dona Patroa e propõe que eles fiquem juntos.
Rachid diz que Eliana não tem direitos sobre as terras de Venâncio. Teca comenta com Mariana que gosta de João Pedro. José Inocêncio bebe demais e espera Maria Santa aparecer.
João diz a Zinho que está gostando de Sandra. Rachid conta a Sandra que não assumiu o primeiro filho de Marianinha. Ritinha garante a Damião que vai acertar as contas com Eliana.
José Inocêncio e Teodoro discutem. Damião pede que Eliana vá embora de Ilhéus. Eliana diz a Sandra que vai lutar por seus direitos. Inácia pergunta novamente a Teca quem é Du.
Inácia diz a José Inocêncio que Teca pode fugir da fazenda. José Bento se desencanta com a candidatura. Rachid diz a Norberto que está com saudades de Dona Patroa.
Teca diz a Lu que queria morar com Morena até o bebê nascer. Egberto indica um advogado para Eliana. Buba faz a cirurgia. Eliana descobre que não tem direito à herança.
Inácia não deixa Morena se aproximar de Teca. Teodoro diz a Tião que vai mandá-lo embora e pagará seus direitos trabalhistas. Dona Patroa fica intrigada com atitude de Joana.
José Bento diz ao pai que está pensando sobre a ideia de ser político. Teca pede para morar na casa de Morena. Neno diz a Buba que Du está sendo procurado pela polícia.
Tião e Dona Patroa dão um flagra em Teodoro e deixam a fazenda junto com Joana. Pitoco e Neno contam a José Augusto que Du foi preso novamente. Tião quer comprar uma roça.
Sandra mostra o vestido de noiva a Dona Patroa. João Pedro diz a Zinho que não pensa mais em Mariana. José Inocêncio compra uma televisão. José Augusto chama Buba de Isabela.
Deocleciano se impressiona com Joana. José Augusto conta ao pai que Buba fez a operação. Rachid contrata Joana como cozinheira. Zé Bento se declara para Lu. Damião vai ver Eliana.
Inácia diz a Ritinha que Eliana voltou. Inocêncio diz a José Augusto que quer abrir um posto de saúde. Inácia e Teca decidem ir ao casamento de João. Tião pensa em invadir terras.
Padre Lívio conta a José Inocêncio que Teodoro quer vender a fazenda. José Inocêncio desiste de ir ao casamento e diz que vai deserdar João Pedro. Rachid se declara a Dona Patroa.
Dona Patroa diz a Sandra que não quer nada com Rachid. Eliana ignora Damião. José Inocêncio vai armado ao casamento. Lu diz a Morena que não confia em José Bento.
Os noivos comemoram o casamento no civil com um almoço. Padre Lívio discute questões sociais com Tião. João Pedro diz a Zinho que só está se casando com Sandra por causa do filho.
José Inocêncio relembra seu casamento com Maria Santa. Sandra e João Pedro dançam a valsa e Mariana se imagina no lugar da noiva. Teodoro se embriaga em casa.
José Bento suplica um beijo a Lu. Sandra e João dormem no quarto de Morena. Dona Patroa e Eliana se sentem sozinhas. Eliana decide esquecer Damião. Norberto acorda de ressaca.
Deocleciano diz a Padre Lívio que José Inocêncio se casou com Mariana para castigar João Pedro. Eliana rejeita Damião. Tião diz a Joana que vai embora. Rachid pinta os cabelos.
Tião lê a Bíblia. José Augusto pede a Rachid para montar o pronto-socorro no casarão e ele nega. Mariana diz a Teca que quer engravidar. Damião rejeita Ritinha e vai ver Eliana.
Ritinha ameaça Damião. José Inocêncio se imagina matando Teodoro. Lu se queixa de José Bento para Morena. Eliana sente medo de Damião Padre Lívio toma a Bíblia de Tião.
José Inocêncio ensina José Bento a atirar. Teodoro vai ver Dona Patroa. Zinho continua revoltado com José Augusto por causa da morte do pai. Ritinha se queixa com Inácia.
Teodoro convida Joana para viver com ele. Damião veste uma roupa social. Rachid não deixa Dona Patroa fazer negócio com José Inocêncio. Sandra passa mal.
José Inocêncio conta aos filhos que o pai de Teodoro invadiu suas terras no passado. Lu briga com José Bento. Padre Lívio leva Neno e Pitoco para a casa de José Inocêncio.
José Bento pinta a escola com a ajuda de Tião. Padre Lívio, Neno e Pitoco chegam à casa de José Inocêncio. Norberto dá ideias para a campanha política de José Bento.
Lu beija José Bento. José Inocêncio pergunta a Neno e Pitoco se Teca tinha um namorado. Teodoro procura Dona Patroa. Neno e Pitoco contam a Teca que Du está vivo.
Inácia promete a Teca não contar nada sobre Du a José Inocêncio. Damião dá vexame em um restaurante e Eliana diz que foi um erro tê-lo levado para São Paulo.
Lu diz a José Bento que é virgem. Ritinha se impressiona com a mudança de Mariana. José Augusto desconfia de Teca. José Bento pede desculpas a Lu. Damião aparece para Ritinha.
Teca incorpora Marianinha e diz que Belarmino foi quem a engravidou. Ritinha perdoa Damião. Sandra conta a Morena que o filho de Marianinha sumiu no mundo.
Eliana diz que voltou a Ilhéus para ficar e pensa em arranjar um coronel rico. Morena diz a Zinho que acha que Lu vai embora. Eliana se insinua para Teodoro e elogia-o.
Rachid abre uma caderneta de poupança para Joana. Sandra e Morena tentam fazer Lu desistir de ir embora. Mariana dá uma bronca em Inácia. Zinho se impressiona com Lurdinha.
Dona Patroa pensa em se entregar a Rachid e diz a Eliana que não quer mais saber de Teodoro. José Inocêncio reclama dos filhos. Lurdinha faz comida árabe para Rachid.
José Inocêncio cobra de José Bento o dinheiro da venda do apartamento. João Pedro levanta o dinheiro para ajudar José Bento, em troca da hipoteca. Lu está decidida a ir embora.
Teca sente dores. Rachid está com ciúmes de Dona Patroa. Eliana e Dona Patroa fazem as pazes. Teca diz a Buba que não quer que José Inocêncio vá à maternidade.
José Inocêncio sai à procura de Teca. Teodoro beija Eliana. Neno e Pitoco se entristecem porque sabem que vão ter de ir embora e Deocleciano leva os dois para sua casa.
Teca conta a Inácia sobre a aparição de Santinha. Eliana se muda para a casa de Teodoro e Dona Patroa fica magoada. Joana se arrepende de não ter aceitado viver com Teodoro.
Padre Lívio questiona sua vocação. Lu vai para casa rever a família. Zé Bento vai forçar um acordo entre Dona Patroa e Teodoro e quer que Tião e Joana testemunhem contra o coronel.
Inácia conta a Morena sobre a visão que teve na Casa do Boi e Sandra ajuda a amiga a se recuperar do choque. José Inocêncio se irrita com a ausência de Inácia. Teca foge.
Sandra e Morena se preparam para fazer o parto de Teca e Inácia aparece para ajudar. Deocleciano olha para Neno e Pitoco pensando qual dos dois pode ser seu filho.
Morena diz que o filho de Teca é um menino. Morena conjectura com Deocleciano sobre Neno se parecer com ele e lamenta o filho que perdeu. Zinho vai ver Lurdinha.
Zé Bento conta a Norberto que hipotecou as roças. José Inocêncio leva Teca e o filho para casa. Padre Lívio quer fazer uma novena para a santa. Inocêncio lembra a chegada da santa.
Pitoco e Neno se vestem como fazendeiros e Morena tenta adivinhar qual dos dois é seu filho morto. José Inocêncio sai para batizar o neto. Eliana encontra Damião e os dois se amam.
Lu volta de São Paulo e vai falar com José Inocêncio. Neno e Pitoco visitam Teca. Zinho e João Pedro brigam. Morena conta a João a revelação de Inácia.
José Inocêncio é carinhoso com Mariana. Buba e José Augusto vão para Ilhéus para se casar. Inácia diz a Teca que ela é neta de Marianinha. Teodoro se sente inseguro com Eliana.
Teca pergunta se José Inocêncio gosta de Mariana. Norberto não deixa João Pedro contratar Lurdinha. José Bento diz a José Augusto que vendeu as roças para João Pedro.
João Pedro enfrenta o pai. José Bento e José Augusto decidem ir embora. João Pedro emprega Tião. Inácia faz uma profecia sobre a morte de José Inocêncio.
José Bento não acredita na profecia de Inácia. Mariana defende João Pedro. Joana não quer largar o emprego de cozinheira. Ritinha quer convencer Damião a não ir embora.
Deocleciano toma um porre. Tião e Joana voltam a ficar mais íntimos. Mariana se pergunta como pode gostar de dois homens ao mesmo tempo. Eliana diz não querer se casar com Teodoro.
Buba e José Augusto se casam. Padre Lívio batiza o filho de Teca. Dona Patroa cobra satisfações de José Bento e ele é agressivo com ela. Damião visita Eliana. João demite Tião.
Tião conta para Joana que dormiu no mato e depois some de casa. Lu diz para Morena que não quer saber de José Bento. Eliana afirma que quer se casar com Teodoro.
Teodoro pede para Eliana se vestir como Dona Patroa e ela se nega. Tião cata caranguejos no mangue. Iolanda conta para Sandra que está vivendo com Rachid.
Teodoro diz que matará Rachid se ele estiver vivendo com sua ex-mulher. José Inocêncio não deixa Padre Lívio falar sobre João Pedro. Damião vai visitar Eliana.
José Inocêncio não quer que a família tenha pena dele. Teca não quer ser adotada por Buba. Mariana quer vingança e vai falar com Teodoro sobre a morte de seu avô Belarmino.
Teodoro conta a Mariana a sua versão sobre a morte de Belarmino. José Inocêncio dá o diabinho da garrafa a Tião em troca da carta de Rachid. Tião diz a Padre Lívio que vai enricar.
Teca conta a Inocêncio que o viu matando Belarmino. Joana se sente atraída por Padre Lívio e ele reza para resistir. Sandra vai para a maternidade. Zé Bento lamenta ter perdido Lu.
João Pedro tem esperanças de reatar com o pai e escolhe Deocleciano e Morena para padrinhos de sua filha. José Inocêncio não quer saber da filha de João Pedro.
José Inocêncio destrata Rachid quando ele fala sobre a filha de João Pedro. Padre Lívio elogia Joana. José Inocêncio pergunta a Teca se ela não se envolveu com outro homem.
Teodoro desdenha da neta. Zinho namora Lurdinha. Padre Lívio diz estar apaixonado por Joana. Teodoro pensa em mandar matar Rachid. José Inocêncio não quer saber de Mariana.
Mariana vai com João Pedro a Ilhéus para registrar a filha dele e eles se beijam. José Inocêncio dá uma prensa em Inácia, manda chamar Teca e demite Ritinha.
José Inocêncio fica furioso ao descobrir a verdade sobre o neto. Dona Patroa pede para Rachid mandar Mariana embora. João Pedro diz que nunca vai deixar Sandra.
Buba conta a verdade para José Inocêncio e ele fica magoado, mas diz que não vai deixar Teca desamparada. Lurdinha quer se casar com Zinho. Morena alerta Sandra sobre Mariana.
Joana e Padre Lívio se encontram e tentam disfarçar a emoção. Teodoro descobre que Eliana se encontra com Damião. Damião entende que José Inocêncio quer que ele mate Teodoro.
José Inocêncio sente uma dor no peito e Inácia lhe faz um chá. Joana manda Padre Lívio embora. Sandra diz a Morena que João Pedro não a ama. José Inocêncio desculpa Tião.
Dona Patroa abre uma conta no banco. Tião vai correr o mundo e deixa Joana com Padre Lívio. Sandra pergunta a João sobre Mariana e ele desconversa. Damião decide matar Teodoro.
José Augusto e José Bento se preocupam com as atitudes de José Inocêncio. Sandra desconfia da ausência de João Pedro, que vai à casa de Jacutinga e encontra Mariana.
Dona Yolanda alerta Mariana sobre Teodoro. Padre Lívio resolve dormir mais uma vez na casa de Jacutinga e conversa com Tião. João Pedro e Mariana se encontram.
João tenta resistir, mas cede e beija Mariana. José Inocêncio admite para Padre Lívio que errou ao se casar com Mariana e não consegue esquecer Maria Santa.
José Augusto e José Bento se desentendem. Sandra desconfia da traição e quer deixar João Pedro. Tião discursa para os operários. João tenta se desculpar com Sandra.
José Inocêncio diz que vai viajar e deixa José Bento responsável pelas funções da fazenda. Sandra continua desconfiada de João. Tião é espancado a mando de Teodoro.
Padre Lívio diz para Joana que está em pecado e já pediu a seus superiores que o trocassem de localidade. Dona Yolanda diz que Sandra não deve se preocupar mais com Mariana.
Assustada, Mariana pede para dormir nos braços de João Pedro. Damião e Deocleciano preparam a tocaia para Teodoro. Morena desconfia que Deocleciano esteja escondendo algo.
Zé Bento pergunta se Damião teve alguma culpa no atentado ao coronel Teodoro. As suspeitas do atentado caem sobre Tião e ele é levado pela polícia. Padre Lívio conversa com Joana.
Padre Lívio acalma Tião. Teodoro sai do hospital e volta para a fazenda. Mariana tenta se desculpar com José Augusto. Um delegado investiga o atentado de Teodoro.
O delegado continua a investigação e vai interrogar Rachid e Dona Yolanda. Sandra diz que não desconfia mais de João Pedro. Deocleciano conta a verdade do atentado para Morena.
Deocleciano e Damião conversam sobre como terminarão o serviço. O delegado interroga Teodoro e ele pede providências. Inocêncio chama Aurora para jantar e eles se amam.
José Bento resolve dispensar alguns funcionários do pai em sua ausência. Norberto diz a Rachid que Padre Lívio está estranho. Joana se confidencia a Dona Patroa.
Padre Lívio decide ir embora e Joana se desespera. Lu recebe uma carta e fica feliz. José Inocêncio negocia com Aurora seu apartamento no Rio e se muda para a fazenda.
Noberto flagra Zinho e Lurdinha na cama e deixa-a ir com ele. Aurora se declara para José Inocêncio. Teodoro procura Eliana. Inácia descobre que Padre Lívio está apaixonado.
Norberto diz a Tião que Padre Lívio foi embora. Teodoro faz uma queixa contra Tião para o delegado. Ritinha se insinua para José Bento. Lu incentiva Lurdinha e Zinho a estudar.
José Inocêncio chega de viagem e procura o delegado, que conta que ele está sob suspeita. Damião vai buscar Ritinha, mas ela não vai. Lu escreve um soneto para José Inocêncio.
Inácia flagra Ritinha e José Bento juntos. João Pedro e Deocleciano pensam em se entregar ao delegado para inocentar José Inocêncio. José Bento discute com o delegado.
Deocleciano e João Pedro assinam a confissão de culpa do atentado e o delegado conta a Inocêncio, que pensa em ajudar o filho. Mariana sofre por João Pedro.
José Inocêncio propõe ao delegado fazer a reconstituição do crime. Eliana recusa o convite de Damião de viver com ele. Teodoro quer afastar Sandra de João Pedro.
Tião desconfia de Joaninha. Padre Lívio volta. Damião diz a Ritinha que não quer mais Eliana, mas ela também o rejeita. Damião pensa em se vingar de Eliana.
Teodoro conhece a neta. Deocleciano e Damião contam a José Inocêncio a verdade sobre o atentado. José Inocêncio leva a filha de João Pedro para sua casa e Teca fica enciumada.
Padre Lívio confessa a Rachid que está apaixonado por Joana e quer largar a batina. Sandra aceita morar com a filha na casa de José Inocêncio. Teca tem ciúmes de Santinha.
Ritinha não quer voltar para casa. O delegado dá a Joaninha a notícia da morte de Tião e ela fica histérica. José Inocêncio sente remorso da morte de Tião e toma uma atitude.
Os operários carregam o caixão de Tião. O delegado diz a Inocêncio que vai encerrar o caso. João diz para Mariana esquecê-lo. Teodoro desconfia de Eliana. Padre Lívio visita Joana.
Teodoro e Eliana discutem. José Bento e Ritinha se encontram escondido. Rachid quer levar Dona Patroa para o Líbano. Damião decide buscar Ritinha à força.
Rachid aumenta o salário de Joana. Teca provoca Sandra. João Pedro decide procurar João Inocêncio para esclarecer que não dormiu com Mariana. João Pedro e Sandra fazem as pazes.
Ritinha continua se encontrando com José Bento. Teodoro pensa em deixar suas terras para o filho. José Inocêncio e Inácia conversam sobre uma visão que ele teve.
Joana diz a Padre Lívio que não vai morar com ele. Lu quer preparar Lurdinha para substituí-la na escola. José Inocêncio conversa com Padre Lívio sobre as visões de Teca e Inácia.
Ritinha volta para casa, mas não deixa Damião tocá-la. Teodoro diz a Norberto que não pensa mais em vingança contra Inocêncio. Ritinha diz a Inácia que se apaixonou por Zé Bento.
Padre Lívio pede para Teca contar suas visões e ela diz que Padre Santo está triste por ele pensar em largar a batina. Ritinha diz a José Bento que não quer mais ficar com Damião.
Buba quer levar Teca e Netinho para Ilhéus. Damião assedia Ritinha e ela ameaça-o. Zé Augusto com a Inocêncio que Zé Bento está dormindo com Ritinha e o pai discute com o filho.
Teca diz a Inácia que viu Buba grávida. Buba e José Augusto se amam. Deocleciano e Zinho desistem de ir para Goiás. José Inocêncio vai tirar satisfações com Damião sobre Ritinha.
Ritinha mente para Inocêncio sobre Zé Bento. Teca diz a Buba que gosta de Pitoco. Zé Bento diz que Ritinha deve abortar. Lurdinha assiste a uma aula de Lu. Zé Bento procura Lu.
José Bento se declara para Lu. As crianças rejeitam Lurdinha, mas Lu a incentiva a continuar. Morena pergunta sobre Neco e Pitoco desconversa. Padre Lívio procura Joana.
José Inocêncio diz a Inácia que quer Pitoco longe de Teca. José Augusto aconselha José Bento a assumir seu filho com Ritinha. Eliana diz a Teodoro que mandou Mariana embora.
Dona Patroa aconselha Joana a esquecer Padre Lívio. Mariana vai até a fazenda de José Inocêncio e diz que o perdoou por ter matado seu avô. Lu recebe outra carta.
José Inocêncio visita Teodoro e propõe a paz. Rachid conta a Joana e Dona Patroa sobre a greve de fome de Padre Lívio. José Bento se recusa a almoçar com Teodoro.
Inocêncio diz a Teodoro que desistiu de deserdar João. Norberto diz que só Joaninha pode tirar Padre Lívio do retiro e ela se desespera. José Inocêncio decide ir ver Padre Lívio.
Buba apoia o romance de Joaninha e Padre Lívio. Joana quer voltar para o mangue. José Inocêncio diz a Norberto que quer que o povo saiba que ele fez as pazes com Teodoro.
Rafael diz que veio buscar Lu e se hospeda na casa de Morena. Joaninha pensa em ajudar Padre Lívio, que continua com sua greve de fome e é visto pelo povo como santo.
Rafael fica sabendo de José Bento e Zinho prevê um confronto. Mariana diz que não quer mais saber de homem nenhum. Rachid briga com Dona Patroa. Rafael pede Lu em casamento.
Lu recusa o pedido de Rafael. Ritinha volta a se encontrar José Bento. Rachid pede desculpas a Dona Patroa. José Inocêncio fala com Padre Lívio mais uma vez, mas ele não cede.
Rafael desafia José Bento, que fica com ciúmes de Lu. Alvo de um tiro, José Inocêncio não é atingido e desconfia de Teodoro. Inácia descobre que Teca fugiu.
Buba assume Netinho. Joana quer tirar Padre Lívio do retiro, enquanto ele espera um sinal de Deus. João Pedro diz a Inocêncio que larga Sandra se Teodoro for o autor do atentado.
Eliana flagra Teodoro carregando o rifle. Joaninha dá água e comida a Padre Lívio e diz que vai viver com ele. Mariana se impressiona com Rafael. Damião quer matar Teodoro.
Inácia tem um mau pressentimento. José Inocêncio leva quatro tiros e é socorrido por Buba, José Augusto e João Pedro. Rachid diz que não queimou a carta de Marianinha.
Teodoro mata seu motorista. José Augusto conta a José Inocêncio sobre a sua nova condição. Mariana quer voltar para José Inocêncio, que pensa em se vingar.
Mariana fica com pena de José Inocêncio. Teodoro mente para Eliana sobre o paradeiro do motorista e ela desconfia dele. José Bento provoca Rafael, que lhe dá um soco.
Rafael gosta de saber que Lu ainda é virgem. Teodoro visita José Inocêncio. José Bento pede que Damião dê uma surra em Rafael. Joana hesita em viver com Padre Lívio.
José Augusto diz a José Inocêncio que só um milagre pode fazê-lo andar de novo. Damião quer matar Teodoro. Mariana provoca Padre Lívio e fala sobre o amor de Joana.
Teodoro volta a dizer a Eliana que não sabe do motorista e ela pergunta onde ele o enterrou. Mariana pede a José Inocêncio para trazer a santa de volta para a sala.
Damião decide perdoar José Bento se ele se casar com Ritinha. Rachid diz que vai provar que João Pedro é seu sobrinho. Teodoro está satisfeito e não pensa mais em vingança.
Mariana diz que não vai atrapalhar a vida de João Pedro. Morena lamenta a perda de seu filho. José Inocêncio tenta se levantar e José Augusto diz que não há esperanças.
Os operários festejam a morte de Teodoro. Eliana e Damião se acusam pela morte do coronel. Joana pensa em ir embora, mas Padre Lívio não deixa. Lurdinha substituirá Lu na escola.
Sandra desconfia de João Pedro. Eliana procura Dona Patroa para fazer um acordo sobre a divisão das terras de Teodoro. João Pedro não quer que Sandra herde nada do pai.
Eliana diz que Teodoro falava enquanto dormia e assim descobriu seus crimes. Mariana garante que não vai mais procurar João Pedro. Sandra acredita que João matou seu pai.
Eliana diz que vai voltar a se encontrar com Damião depois que seu filho nascer. Zinho revela a João Pedro e Sandra que matou Teodoro junto com Mariana.
José Inocêncio acredita em Mariana. Lu se prepara para o casamento. Rachid entrega a carta de Marianinha a José Inocêncio. Rachid e Dona Patroa viajam para o Líbano.
Padre Lívio conta a Joaninha que largou a batina e os dois se beijam. Ritinha dá à luz e José Bento se rende à criança. José Inocêncio sai sozinho e Mariana se preocupa.
Ao tentar voltar para casa, José Inocêncio sofre um acidente. A imagem da santa volta para a sala da fazenda. Inocêncio pede perdão a João por nunca lhe ter dito o quanto o amava.