Pedro atropela Dequinha, uma jovem prostituta de beira de estrada, com tendências suicidas, que surge do nada na frente do caminhão. No hospital, para onde é levada pelos caminhoneiros, Dequinha conhece a Irmã Jussara, uma freira que tenta ajudá-la a se recuperar da depressão e mudar o rumo de sua vida. Bino prossegue a viagem para entregar a carga, enquanto Pedro presta contas do atropelamento.
Em uma cidadezinha do interior, o cantor Wanderley Cardoso havia sido surrado por um grupo de moradores que formavam uma espécie de esquadrão em prol da moralidade. O CM (Comando Moral) investe contra prostitutas, homossexuais, artistas e qualquer um que não obedeça aos seus rigorosos princípios. Pedro e Bino estão de passagem por Aureliópolis e impedem o CM de surrar três garotas de programa. A partir daí, decidem combater as atividades do grupo e enfrentar Aurélio.
Em uma operação clandestina organizada por comerciantes e políticos de Santana, 12 meninos são retirados violentamente do barracão onde vivem e levados para outro estado. Pedro e Bino se envolvem no caso. Eles ajudam o padre Alberto e as assistentes sociais Ana e Luísa a salvarem as crianças.
Os caminhoneiros, empregados pela transportadora do empresário Dr. Pessoa, decidem entrar em greve depois que seis colegas são assassinados e têm as cargas roubadas durante a madrugada em menos de um mês. Os caminhoneiros reivindicam prazos mais longos para a entrega dos fretes, para fazerem viagens diurnas. O empresário se recusa a atender as exigências dos empregados e contrata outros motoristas, dispostos a arriscar a vida. Pedro e Bino têm de pagar as promissórias do caminhão e, por isso, precisam do emprego. Sendo assim, furam a greve, mas se arrependem da decisão quando um dos companheiros é encontrado morto e preso a uma cruz pelos bandidos.
Pedro e Bino, ficam presos, com mais oito pessoas, em um bar de estrada, impedidos de seguir adiante devido à ameaça de queda de uma barragem durante uma violenta enchente. Reunidos pela força do acaso, todos tentam manter a calma até a situação se normalizar, mas não tarda para que se criem desavenças dentro do grupo. Enquanto Bino tenta acalmar o mal-humorado Anísio, chefe de família em férias com a mulher e os filhos, Pedro disputa com o caminhoneiro Geraldo a atenção de Janete, filha do palhaço Poema.
Pedro e Bino ficam sabendo que um companheiro de estrada está com o braço quebrado e decidem ajudá-lo a transportar sua mercadoria. Logo descobrem que os contratantes, embora paguem bem, exigem segredo sobre o conteúdo da carga. Depois de se despedirem do companheiro em dificuldades, Pedro e Bino rumam para o local onde está a carga, com um cheque que só pode ser descontado com a assinatura do receptor, que os aguarda em outra cidade. Quando os dois descobrem que a “mercadoria” consiste em três meninas de 15 anos, a serem entregues a uma casa de prostituição, eles desistem do trabalho.
Bino faz uma aposta em que o Pedro não conseguiria passar uma semana sem se meter em uma briga.
Os caminhoneiros são contratados para transportar uma carga de máquinas e descobrem, tarde demais, que se trata de armas. Pedro fica indignado e vai à delegacia dar queixa dos contratantes, mas termina detido. Cabe a Bino ajudar o parceiro.
Pedro e Bino são forçados a ajudar um grupo de bandidos fugitivos de uma penitenciária em Ilha Grande a escapar de cercos policiais na estrada
Bino machuca o braço e Pedro é obrigado a dirigir sozinho. Para completar a viagem longa e entregar a carga, ele apela para o rebite, uma droga capaz mantê-lo acordado durante a viagem noturna.
Um desafeto de Pedro e Bino espalha o boato de suas mortes para outros caminhoneiros, que passam então a relembrar as façanhas da dupla.