Dois anos antes de se tornar piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna encontrou-se com Galvão Bueno na Bélgica. "O senhor é o Galvão Bueno? Eu sou o Ayrton Senna da Silva, o senhor vai ouvir falar muito de mim, e ainda vai transmitir muita corrida minha", disse o piloto. O comentarista Reginaldo Leme afirma que Senna tinha uma segurança muito grande de seu potencial, desde muito novo. O primeiro episódio da série "Ayrton Senna do Brasil" mostra o início da carreira do mito. Pilotos e ex-pilotos, artistas, personalidades, brasileiros e estrangeiros falaram sobre Ayrton Senna para este documentário, que é uma parceria entre a TV Globo e a produtora Bizum. Revelações, memórias, polêmicas e depoimentos emocionados de fãs, familiares e adversários. Os grandes duelos, os bastidores de uma carreira vitoriosa interrompida precoce e abruptamente. Você que o viu em ação, você que não o viu, você que não se esquece de Ayrton Senna da Silva. Vai valer a pena você ver este documentário.
Durante toda sua carreira na Fórmula-1, Ayrton Senna conseguiu criar uma inexplicável relação de proximidade com os que o viam correr. Não importava a idade, origem ou sexo. Todos carregam um pouco do Ayrton em si. O relato do ator Marcello Antony, que participa da série dublando o personagem Gerard Berger, é um exemplo. Com ele, é possível justificar um pouco do sentimento que os fãs, brasileiros ou não, tinham pelo piloto. Ele descreve as corridas de Senna como algo absurdo, quase sobrenatural. O segundo episódio da série 'Ayrton Senna do Brasil' vai contar a história de um Ayrton que entrava em transe nas corridas. Como, em cada curva, em cada reta, a dedicação e a obsessão pela perfeição o colocaram entre os pilotos mais rápidos do mundo. - Tinha uma coisa especial na época do Ayrton Senna, para quem não viu o ele correr, é que tinha um show à parte. Além da corrida, claro, e a tática dele de vencer sempre, tinha o espetáculo da pole position. Não tinha que nem hoje o qualifying 1, qualifying 2, mudança de pneu, essas coisas. Era tudo no braço, e o Ayrton sempre tinha a tática de sair no minuto final do treino pra pulverizar o tempo da pista. Isso era fantástico, era o mais absurdo que a gente podia ver, era quase sobrenatural -- afirmou Marcelo.
O terceiro documentário exibido pelo Esporte Espetacular detalhou a personalidade ultra competitiva de Ayrton Senna. A reportagem teve o mérito de fugir do discurso ufanista, comum quando se analisa o ídolo da Fórmula 1. O documentário mostrou algumas facetas de Senna: a do homem que impressionava pela bondade e feitos, como o histórico triunfo em Interlagos, em 1991, mas também retratou um esportista que de tão obcecado pela vitória era capaz de agir de maneira desleal nas pistas. A intensa rivalidade com Alain Prost pontuou o episódio deste domingo. O acidente entre Senna e Prost no GP do Japão em 1990 foi apresentado como um "ato antidesportivo do brasileiro", mas também como resposta por ter sido "roubado" pela FIA um ano antes, quando lhe foi tirado o título. Ao mesmo tempo em que endeusa Senna, tratando-o como o "Brasil que deu certo", Galvão Bueno entende que o piloto agiu erradamente ao provocar acidente com Prost em 1990, batida que definiu o título ao brasileiro.
Senna é um documentário lançado em 2010 que conta a trajetória de Ayrton Senna na Fórmula 1. É uma co-produção de França, Brasil, Reino Unido e Estados Unidos. O longa foi produzido pela Working Title em parceria com a ESPN Films e foi distribuído pela Universal Pictures. Durante vários anos inúmeros diretores de renome internacional tiveram a intenção de realizar um filme sobre Ayrton Senna, entre eles, Ridley Scott, Walter Salles, Michael Mann, Antonio Banderas e Oliver Stone. Porém, como a objetivo deles era que algum ator fizesse o papel de Ayrton Senna, a família não autorizou a sua realização. Até que o diretor Asif Kapadia aceitou fazer um documentário sobre o piloto brasileiro, conseguindo assim autorização da família para a realização do projeto.1 2 Recebeu aclamação tanto da crítica quanto do público, tornando-se um dos maiores de seu gênero em todos os tempos e um dos maiores da atualidade.