Futebolista brasileiro fala sobre os bastidores do futebol
O Roda Viva recebeu em 30 de agosto de 1991 o filósofo e diplomata Sérgio Paulo Rouanet. Rouanet foi secretário de Cultura do governo federal e fala sobre a postura do governo Collor sobre a cultura - que foi "desprivilegiada" com os cortes de incentivos - e mostra sua visão do futuro da relação do Estado à cultura. Rounet foi responsável pela criação da Lei Rouanet, estatudo de incentivos fiscais à cultura. O convidado também foi membro da Academia Brasileira de Letras de 1992 até sua mote, aos 88 anos, em julho de 2022.
O Roda Viva recebeu no dia 15 de julho de 1991 a engenheira e política Alda Marco Antônio. A secretária do Menor do governo Quércia fala dos programas socioeducativos que buscam minimizar a situação de risco social em que se encontram muitas crianças e adolescentes, infratores ou não. Alda Marco Antônio foi fundadora da Comissão de Mulheres do MDB e ajudou a implantar o Conselho Estadual da Condição Feminina. Ela também contribuiu para a criação da primeira Delegacia de Defesa da Mulher, em 1983.
O #RodaVIva Retrô relembra a marcante passagem do cardiologista e escritor Lair Ribeiro, em 29 de novembro de 1993. Guru da autoajuda dos anos 90, Ribeiro explica por que ele é bem sucedido e fala sobre os modelos nos quais se inspirou para compor sua metodologia. Formado em medicina, Lair Ribeiro também morou nos Estados Unidos durante 17 anos e trabalhou em renomadas universidades como Harvard Medical School e Thomas Jefferson University. Autor de mais de 100 trabalhos científicos publicados, RIbeiro também ganhou notoriedade no Brasil pelas palestras e livros. Sua obra mais aclamada pela crítica é o best-seller 'O Sucesso Não Ocorre Por Acaso', lançada em dezembro de 1993.
Em entrevista dada em 1993 ao Roda Viva, na TV Cultura, o humorista explicou porque parou de fazer tantos personagens, concentrando sua energia na Escolinha do professor Raimundo, e contou ainda o que gosta de pintar.
O tricampeão mundial de Fórmula 1, que também foi vítima de um acidente na curva Tamburello, comenta a trágica morte de Senna
Bicampeão na Fórmula 1 e o mais velho piloto da Fórmula Indy, Fittipaldi esbanja bom humor e simpatia ao falar de sua história no automobilismo mundial
O piloto recorda episódios do início da sua carreira, dá um panorama sobre a Fórmula 1 e oferece perspectivas de uma trajetória que estava apenas começando
A cantora Elza Soares esteve no centro do Roda Viva em setembro de 2002. Na bancada de entrevistadores, sob comando de Paulo Markun, estiveram Tarik de Souza, João Pimentel, Regina Porto, Lia Machado Alvim, Luiz Caversan, Washington Olivetto e Zuza Homem de Melo.
O Roda Viva recebe o vice-governador de São Paulo, Márcio França, para falar, entre outros temas, sobre os desafios políticos e econômicos de São Paulo e do país, além de discutir questões como a reforma política, financiamento público de campanhas e eleições de 2018. Ele é o vice-governador eleito na chapa encabeçada por Geraldo Alckmin e ocupa também o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Advogado de formação, iniciou a carreira política como vereador de São Vicente e, posteriormente, ocupou o cargo de prefeito da cidade litorânea por dois mandatos consecutivos e foi deputado federal por duas legislaturas. Participam da bancada de entrevistadores é composta por Silvio Navarro, editor da TVeja; João Gabriel de Lima, diretor de redação da revista Época; Thais Bilenky, repórter de política do jornal Folha de S.Paulo; José Alberto Bombig, editor-executivo do jornal O Estado de S.Paulo; e Rafael Cortez, cientista político e sócio da Tendências Consultoria. O programa também tem participação fixa do cartunista Paulo Caruso.
O Roda Viva exibe uma entrevista gravada com o historiador, brasilianista e escritor James Green, diretor de um dos mais importantes centros de estudos sobre o Brasil no exterior, na Universidade de Brown, nos Estados Unidos, na qual ele fala de sua vida e obras. Green está à frente do Projeto Opening Archives, que já digitalizou milhares de documentos sobre o período da ditadura militar no Brasil. Esse trabalho proporcionou a ele a condição de observador privilegiado daquele período. E o levou a escrever o livro “Revolucionário e Gay: a extraordinária vida de Herbert Daniel – Pioneiro na luta pela democracia, diversidade e inclusão”.
O Roda Viva exibe uma entrevista gravada com o médico Alexandre Kalache, que se formou em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, fez mestrado na London School of Tropical Medicine e conquistou o título de PHD pela Universidade de Londres. Além disso, ele leciona na Universidade de Oxford e dá palestras no país e no exterior. Decorrente do sucesso de sua carreira, se tornou um dos maiores especialistas, no Brasil e no mundo, em longevidade; assumiu a direção do programa de envelhecimento saudável da OMS, em Genebra; e é também codiretor do Centro Internacional de Longevidade para o Brasil.
O Roda Viva promove uma entrevista com professor Silvio Meira. Formado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ele já foi considerado pela revista Época como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil. No programa, o cientista esclarece as principais dúvidas sobre a proteção da privacidade do usuário, comenta se o anonimato nas redes é possível e discorre sobre até onde vai o direito à liberdade de expressão. Além disso, o professor aborda o uso dos meios digitais por alguns governos para controle dos cidadãos.
O Roda Viva promove uma entrevista com o prefeito de São Paulo, Bruno Covas. Formado em Direito pela USP e em Economia pela PUC, ele foi eleito deputado estadual, pela primeira vez, em 2006. A partir do início de 2011, foi convidado pelo ex-governador, Geraldo Alckmin, a assumir a Secretaria do Meio Ambiente. Em 2016, foi vice-prefeito da chapa de João Doria, chegando à Prefeitura após o tucano sair do cargo para concorrer ao Governo Estadual. Após quase um ano de gestão, ele comenta no programa os principais desafios encontrados nessa trajetória, no momento em que a cidade comemora 465 anos.
O Roda Viva discute sobre “REFORMA DA PREVIDÊNCIA”. O programa é em formato de mesa redonda, sem convidado no centro. Um grupo de especialistas debaterá a importância das reformas e seus reflexos na economia do País. Em pauta, ainda, as aposentadorias para os setores público e privado, além das possíveis medidas para novos planos de capitalização.
O Roda Viva recebe o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Mudanças climáticas, questões como preservação dos recursos naturais e medidas para evitar a repetição de tragédias, como a de Brumadinho e Mariana, serão abordadas durante o programa. Em pauta, ainda, a questão das agências ambientais, como ONGs, e os interesses do setor agropecuário. Com apresentação de Ricardo Lessa e desenhos do cartunista Paulo Caruso.
O Roda Viva promove um debate entre especialistas sobre assuntos relacionados ao projeto de lei anticrime, apresentado pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, como meio de combate à corrupção, ao crime organizado e a transgressões violentas. No programa, entram em debate questões como a criminalização do Caixa 2 nas campanhas eleitorais e a prisão para condenados em segunda instância. A proposta deve ser apresentada ao Congresso na próxima semana.
No Roda Viva, a jornalista Vera Magalhães recebe o escritor David Quammen. Autor do best-seller “O Contágio”, publicado em 2012, que alertou, com grande antecedência, sobre a pandemia do novo coronavírus, Quammen é o escritor de outros 14 livros, um deles sobre o vírus Ebola. Ele também escreve para jornais e revistas, como o The New York Times, National Geographic, Rolling Stone e The New Yorker. Ganhou o prêmio literário da Academia Americana de Artes e Letras e venceu três vezes o National Magazine Award, concedido pela Universidade de Columbia, de Nova York. Na entrevista ao Roda Viva, ele conta que o segredo de seu trabalho está em percorrer diversos países e conversar com cientistas que podem antecipar situações de alto risco como a provocada pelo Covid-19.
No Roda Viva, a jornalista Vera Magalhães recebe a cientista política Ilona Szabó. Especialista em segurança pública, Ilona Szabó é diretora executiva do Instituto Igarapé, instituição especializada em Segurança e Desenvolvimento. Graduada em Relações Internacionais pela Estácio de Sá (RJ), Ilona tem mestrado em Estudos de Conflito e Paz, pela Universidade de Upsala, na Suécia, e especialização em Desenvolvimento Internacional pela Universidade de Oslo, na Noruega. Foi consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne as maiores e mais estáveis economias do mundo. Em 2019, foi nomeada pelo então ministro da Justiça, Sergio Moro, como suplente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. A escolha provocou ataques de setores radicais ligados ao governo. Diante dessas reações, por ordem do presidente Jair Bolsonaro, o ministro foi forçado a suspender a nomeação. Desde então, ela passou a sofrer uma série de ameaças, que a obrigaram a deixar o país. Autora do livro “Drogas: as histórias que não te contaram”, foi a única brasileira incluída na lista dos 50 maiores pensadores do mundo, em 2020, publicada pela revista britânica “Prospect”.
No Roda Viva, a jornalista Vera Magalhães recebe os jornalistas Lucas Mendes e Caio Blinder e o escritor Diogo Mainardi, integrantes do Manhattan Connection. Lucas Mendes é jornalista e apresentador, com passagens pela Rede Globo e pela revista Manchete. Em outubro de 2015, foi agraciado, em Nova York, com o 'Maria Moors Cabot', o prestigiado e mais antigo prêmio do jornalismo estadunidense. Jornalista desde 1976, Caio Blinder já trabalhou na TV Bandeirantes, Cultura e Record e foi correspondente, nos Estados Unidos, para a Folha de S.Paulo e Jovem Pan. Escritor, produtor, roteirista de cinema, Diogo Mainardi ganhou notoriedade ao assumir coluna semanal na Revista Veja, em 1999, onde escrevia sobre a sociedade brasileira e tendências políticas. Ganhou o Prêmio Jabuti, em 1990, com seu livro de estreia, 'Malthus: uma novela'. Os três apresentam o programa Manhattan Connection. Transmitido diretamente dos Estados Unidos, o programa busca debater assuntos como política, economia e entretenimento.
No Roda Viva, a jornalista Vera Magalhães recebe o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), candidato à presidência da Câmara. Em disputa acirrada com o candidato apoiado pelo governo Bolsonaro, Arthur Lira (PP-AL), Rossi é presidente nacional do MDB. Deputado federal por São Paulo, iniciou a carreira em Ribeirão Preto, onde sua família tem longa atuação política e empresarial. Arthur Lira também foi convidado para ser entrevistado no mesmo programa, mas não aceitou. O cargo de presidente da Câmara dos Deputados tem grande importância estratégica. Além de controlar a pauta dos temas que entram em votação, ele tem poder para engavetar ou não os pedidos de impeachment entregues na Casa. No discurso que fez, ao anunciar a candidatura, Rossi declarou que as legendas que o apoiam, embora tenham posições políticas divergentes em vários temas, decidiram se unir em defesa da democracia e da liberdade do Parlamento.
No Roda Viva, a jornalista Vera Magalhães recebe a vereadora por São Paulo Erika Hilton. Primeira mulher trans a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de São Paulo, Erika Hilton é uma das vereadoras mais votadas nas eleições de 2002, com mais de 50 mil votos. Ela tem propostas claras para seu mandato: pretende lutar pelos direitos humanos, por maior igualdade social e em defesa da população de rua. Ex-codeputada à Assembléia Legislativa de São Paulo, pela Bancada Ativista do PSOL, ela marcou sua atuação pelo discurso contra as desigualdades. Na Câmara Municipal, Erika afirma que não planeja discutir apenas a pauta LGBT, racial ou de mulheres. Pretende atuar em todos os temas que competem ao cargo de vereador, em uma cidade complexa como São Paulo.
No Roda Viva, a jornalista Vera Magalhães recebe o secretário da Educação de São Paulo, Rossieli Soares. Ex-ministro da Educação do governo Temer, é conselheiro do Conselho Nacional de Educação desde maio de 2016. Foi Secretário de Estado da Educação do Governo do Amazonas e Presidente do Conselho Estadual de Educação do Amazonas. Participou da reformulação do Novo Ensino Médio e homologou a etapa do Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular como Ministro da Educação. Além disso, foi secretário executivo do comitê gestor das etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
No Roda Viva, a jornalista Vera Magalhães recebe o escritor Itamar Vieira Junior. Vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Romance, em 2020, por 'Torto Arado', Itamar Vieira Junior é geógrafo, formado pela Universidade Federal da Bahia, onde também concluiu mestrado, e doutor em Estudos Técnicos e Africanos pela mesma UFB. 'Torto Arado' também garantiu ao escritor, no ano passado, o Prêmio Oceanos, um dos mais importantes do mundo literário de língua portuguesa. Em 2018, ele já havia recebido o Prêmio Leya, para romance. A obra retrata a dramática realidade vivida nos sertões, a seca, a violência contra as mulheres e as práticas escravocratas, que permanecem nas relações de trabalho.
No Roda Viva, a jornalista Vera Magalhães recebe a cantora Teresa Cristina. Premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), como Artista do Ano de 2020, Teresa Cristina acumula uma série de sucessos, que tiveram início com o resgate que fez de grandes compositores como Cartola, Zé Keti e Noel Rosa. Desde o ano passado, quando os shows presenciais foram suspensos por conta da Pandemia, ela vem atraindo milhares de fãs para as transmissões online, onde recebe outros cantores e compositores, que interpretam suas próprias canções e também alguns clássicos da MPB. Em um clima intimista, as lives abrem espaço para se falar de assuntos de família e política, entre outros.
Fernanda Torres
rofessora emérita da USP, Tavares faz a análise do debate e de todo o cenário eleitoral no país. A bancada será formada por José Roberto de Toledo, jornalista do UOL e coapresentador do Podcast A Hora; Cris Bartis, cofundadora da plataforma Mamilos de Diálogo; Marcos Augusto Gonçalves, editor da Ilustríssima e colunista da Folha de S. Paulo; Flávia Tavares, editora-chefe do Meio; Marina Amaral, diretora da Agência Pública. Com ilustrações em tempo real de Luciano Veronezi, o programa é apresentado por Vera Magalhães e exibido pela TV Cultura, site da emissora, app Cultura Play, YouTube, Tik Tok e Facebook.
Meirelles vai ao programa debater os resultados do primeiro turno das eleições 2024. Mais de 155 milhões de brasileiros estão aptos a ir às urnas, neste domingo, para escolher prefeitos e vereadores. Qual o futuro das cidades do país? Como será a disputa no segundo turno?
Alckmin, ex-governador do estado de São Paulo por quatro mandatos, também tem atuado como ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços no atual governo.
Édouard acaba de lançar no Brasil o livro “Monique se liberta”, pela editora Todavia. O jovem escritor é uma das maiores sensações da literatura francesa da atualidade e foi a estrela na Festa Literária de Paraty, a FLIP, em 2024.
Uma versão infantil em comemoração ao dia das crianças do programa de entrevistas roda viva , vários personagens dos programas infantis Castelo Rá Tim bum, cocoricó e quintal da cultura da tv cultura entrevistam Julio personagem protagonista de cocoricó