Tom Jobim foi, na música, o representante maior das grandes mudanças ocorridas na cultura brasileira na virada dos anos 50 e 60, quando arquitetos, artistas, escritores, cineastas, músicos e intelectuais ajudaram a desenhar o Brasil Moderno. A música de Tom embalou e estimulou todas estas transformações. E está presente até hoje, influenciando as novas gerações através das suas versões originais e nas releituras constantes. Este episódio mostra as canções do início da carreira do Maestro Soberano.
Tom Jobim morreu em Nova York em 1994 e foi velado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, um de seus lugares preferidos na cidade. Nada mais justo para quem amava tanto a natureza e se transformou em um de seus grandes defensores. Os pássaros, os rios e florestas que encantavam Tom Jobim estão presentes neste episódio, ao som das canções que compôs sobre o tema.
Tom Jobim nasceu no Rio de Janeiro, na Tijuca, e sua paixão pela música e pela natureza rivalizava com o amor que tinha pela cidade natal. Suas canções estão impregnadas do sol, de sal e do mar do Rio. Sua relação coma a "Cidade Maravilhosa" e o seu jeito todo especial de ser carioca são o tema deste episódio.