A plantação de milho do sítio da família de Maria é devastada e sua mãe adoece e falece. Desolado, o Pai passa a buscar conforto na bebida e Maria busca uma nova esposa para o pai.
Maria sai pelas estradas do País do Sol a Pino e encontra diversas figuras. Enquanto isso, no sítio, o Pai sofre com a ausência de Maria e resolve ir atrás dela.
Maria encontra um Mascate que lhe dá vestido e sapatos novos, mas avisa que o encanto se acabará meia-noite, o que se comprova no momento em que Maria dança com o Príncipe.
Maria perde Amado, mas reencontra seu Pai, velho e cansado, que se junta aos saltimbancos. Para congelar o coração de Maria, Asmodeu faz nevar no sertão.
Maria consegue descongelar o coração de Amado, mas Asmodeu a transforma em criança de novo, ela novamente vai parar no meio do sertão com sua trouxinha, e refaz sua trajetória.
Maria está cansada de caminhar sob o sol e se deixa levar pela força do oceano até ser lançada a uma areia em uma praia desconhecida. Maria volta a procurar o caminho de casa.
No Teatro de Variedades, o tempo passa e Maria continua a se apresentar como Piano Baby sem receber nada, como prisioneira de Cartola. Chicote se apaixona por Alonsa.
Maria e Chico veem a Lavadeira sendo presa e ele resolve começar um protesto. Asmodeu Carola reconhece Maria e retoma sua perseguição, ela foge e se perde de Chico.
Em meio a uma confusão, Maria é salva ao se fingir de boneca junto a outros brinquedos de verdade. Dom Chico Chicote lamenta a morte de sua amada Rosicler.
Soldado questiona sobre a necessidade da guerra e é dizimado. Maria pede que o Gato salve Chico, mas ela mesma salva-o. Maria acorda da febre e pede que a Avó recomece a história.