Marta, sempre com ciúmes da irmã Inês, provoca um acidente e as duas caiem ao rio. Ao tentar salvar as filhas, Joaquim bate com a cabeça numa pedra e afoga-se no rio. Inês é resgatada, enquanto Marta desaparece sem deixar rasto.
Diana exige saber quem são os verdadeiros pais e ameaça sair de casa, perante o desespero de Graciete, que é obrigada a contar toda a verdade. António permanece conformado, como se esperasse este desfecho inevitável.
Diana está obcecada com Inês e começa a seguir todos os passos da irmã. Observa o seu relacionamento com a família Caldas Ribeiro, vendo Inês mostrar a Isabel o anel de noivado que João lhe ofereceu.
Inês sente-se mal, desequilibre-se e cai à água. Eunice grita que a filha não sabe nadar, vivendo a mesma tragédia pela segunda vez. Diana despe-se e atira-se à água, para salvar Inês.
Alice depara-se com um intruso no escritório e debate-se para se libertar dele. Inês passa nesse momento à porta do escritório e assiste ao final da luta que acaba de forma trágica, pois Alice é atingida com um tiro.
Ricardo convida Diana para ir tomar uma bebida a sua casa e não resiste a beijá-la. O momento é interrompido por Tiago, que está desesperado por ter assassinado Alice. Diana escuta a conversa à porta.
Ricardo procura Diana para continuar o que não conseguiu terminar quando foram interrompidos por Tiago, mas ela esfria o relacionamento dizendo que não é quem ele pensa e que escondeu a verdade sobre si.
Inês e Eunice dão boleia a Diana, para que não vá sozinha para casa. Eunice vibra com as ideias da filha para o restaurante, enquanto no banco traseiro, Diana serra os punhos e recorda-se de quando sofreu com Inês.
Luís passa a noite em casa de Catarina. Oferece-lhe um fio, bebem vinho e fazem amor. Isabel interrompe o idílio quando liga para o marido perguntando se corre tudo bem na sua viagem de trabalho.
Diana surpreende Inês, ao dizer que teve uma irmã que morreu afogada quando eram pequenas. Graciete estranha o comportamento frio de Diana e encontra o recorte de jornal que noticiou o seu desaparecimento.
Enquanto Graciete chora em casa, ao rever fotografias de família, Diana vai ao apartamento de Ricardo e confessa que já não aguenta mais resistir-lhe. Os dois beijam-se com sofreguidão e fazem amor.
Frederico fica muito agitado ao ouvir dizer que Ricardo vai suceder-lhe na presidência da empresa. Assim que fica sozinho com João consegue agarrar-lhe a mão e murmurar "Ricardo não".
Diana encontra-se com Ricardo e consegue que ele se abra, confessando ter sido o responsável pela morte de Alice. Diana finge-se doce e compreensiva, dizendo que pode confiar nela, pois jamais o trairá.
Gi repara que Diana não tira os olhos de João e conta o que viu a Eunice e Inês. Diana ouve a conversa e, fingindo-se ofendida, nega ter qualquer interesse no noivo da patroa e despede-se.
Diana faz-se difícil e pede tempo a Inês para decidir se volta ou não a trabalhar no restaurante “M”. Em casa, lembra passagens da sua vida e, em lágrimas, jura vingança contra Inês, sua irmã de sangue.
Inês recebe a visita de um antigo namorado no restaurante e confia o segredo dessa antiga relação a Diana. Ricardo faz intriga, contando a João que viu Inês à conversa com um ex-namorado que o primo desconhecia.
Diana vai a casa dos Caldas Ribeiro com o pretexto de levar flores a Frederico. Quando fica a sós com o patriarca, tenta forçá-lo a dizer onde escondeu os documentos que provam que Ricardo deu um desfalque na empresa.
Tiago regressa do Brasil e depois de falar com Eunice, toma um banho retemperador. Diana entra em casa e depara-se com o irmão em tronco nu, vendo a tatuagem que ele tem na omoplata.
Inês sente-se comprometida a falar com João, pesando-lhe na consciência não contar que foi Tiago quem lhe matou Alice. Depois do funeral de Frederico, Inês diz a Tiago que se não se entregar à polícia, será ela a denunciá-lo.
Ricardo confia a Diana que pode ser necessário uma medida radical para silenciar Tiago. O advogado da família Caldas Ribeiro lê o testamento de Frederico, que atribui a presidência da Ioiô a Ricardo.
Tiago fica em pânico quando João aparece de surpresa para falar com Inês. O casal vai conversar em privado e João diz à noiva que quer casar imediatamente.
Diana apercebe-se que Inês está fragilizada e aproxima-se dela, armando a sua teia. Inês acaba por confessar que está neste estado de ansiedade porque o irmão Tiago cometeu um crime terrível e pode ser preso por isso.
Diana dá o seu primeiro golpe de misericórdia no amor de Inês e João. A troco de cinquenta euros pede a um sem-abrigo que telefone a João, lendo um papel que diz que Inês sabe que foi o irmão a matar Alice.
João aparece em casa de Inês e fala-lhe do telefonema que recebeu. Inês desaba e confirma que foi Tiago quem matou Alice, pedindo-lhe perdão, mas João fica incrédulo e vai embora. Diana veste o vestido de noiva de Inês.
João e Manuel vão à polícia denunciar Tiago. Inês conta ao irmão que João já sabe de tudo e pede-lhe que se entregue à polícia, mas Tiago fica em pânico, planeando fugir, e mostra-se agressivo com a irmã.
Eunice toma a decisão de ir ver Tiago à prisão e diz-lhe que não o reconhece, pois o filho que criou jamais seria capaz de cometer tais atrocidades. Tiago culpa Eunice por não ter estado tão presente para ele como esteve para Inês.
Ricardo liga a Tiago e dá-lhe instruções para se posicionar no pátio da cadeia. Um recluso aproxima-se dele e ataca-o com murros e pontapés. Os guardas são alertados pelos gritos e movimentações dos presos.
Diana atende o telefone e recebe mais duas reservas, mas continua a sabotar o trabalho de Isabel, apagando da lista o nome dos clientes. À hora do jantar, a confusão instala-se no restaurante M e Isabel fica com as culpas.
Inês recomeça o trabalho de voluntariado aos sem-abrigo de Lisboa e serve uma sopa a Henrique. Ficam ambos em grande tensão, com a certeza de que se conhecem.
Diana finge-se muito empenhada na defesa de Inês e confronta João. Mais tarde, Diana aproveita o momento de fragilidade que João atravessa para se aproximar dele, conseguindo beijá-lo.
Eunice fica perplexa quando Inês lhe conta que viu Henrique e que este é um dos sem abrigo a quem dá assistência. Eunice vai, assim que pode, contar a Francisca que sabe onde está o marido, desaparecido há largos anos.
Diana vai ao consultório pedir desculpa a João por tê-lo beijado, mas o médico diz que o assunto está esquecido. Diana é vista a sair do consultório por Ricardo, que fica curioso pela presença dela ali. Ricardo confronta Diana no M.
Ricardo sente ciúmes e pergunta a Diana o que foi fazer ao consultório de João. Recorrendo à mentira, a vilã responde que pretende controlar os passos que o médico dá, pois os inimigos querem-se perto.
Luís aproveita a ausência de Catarina e telefona a Isabel, pedindo-lhe para jantar com o filho. Depois de David adormecer, Isabel é seduzida por Luís, entregando-se a uma noite de amor com o ex-marido.
Diana encontra-se com João e mente para prejudicar Inês, dizendo que ela e Eunice organizaram a fuga de Tiago da prisão. Diana deixa João sozinho, tal como havia combinado com a falsa amiga, e Inês aproxima-se de João.
Graciete faz perguntas em Viana do Castelo e descobre que Eunice é a verdadeira mãe de Diana. Movida por um grande sentimento de culpa, visita a campa da filha que perdeu e pede perdão por tê-la substituído.
Graciete confessa à filha adoptiva que já sabe que encontrou a sua família verdadeira, criticando Diana pelo seu comportamento dissimulado. Eunice e Inês reparam que Diana fica transtornada.
Diana fica preocupada que Graciete conte o seu segredo a Inês e Eunice. A florista surpreende Diana, dizendo que não quer que a trate mais por mãe. Diana sofre um choque quando Graciete a expulsa de casa.
Marco e os amigos roubam um carro para se divertirem. A brincadeira acaba mal, pois sofrem um acidente que provoca a morte de um dos rapazes. Fátima e Álvaro ficam em choque ao receberem a notícia.
Diana aproveita a fragilidade de João e volta a beijá-lo, fugindo de seguida. João entra no carro e parte a toda a velocidade. Henrique passa o dia a segui-la e observa a cena com grande curiosidade.
Ricardo oferece mais autonomia a Gabriela na nova empresa fictícia. Sentindo-se encurralada, Gabriela envia para João o documento que incrimina Ricardo, mas é Henrique quem recupera o conteúdo.
Henrique rouba a pasta que Gabriela enviou a João e decide ir fazer chantagem com Ricardo, acusando-o de ter desviado dinheiro da Ioiô. Diana assiste à investida do músico na expectativa do que pode acontecer.
Diana convence Ricardo que é melhor afastarem-se durante algum tempo. De seguida, Diana finge que foi atacada na rua, iniciando um novo plano, e, depois de se ferir e sujar, aparece em casa de Catarina que, ingénua, a acolhe.
Catarina procura por Isabel, mas só a encontra no restaurante. Isabel fica estarrecida quando Catarina lhe conta que Luís é um homem sem carácter que lhe foi propor que continuassem amantes.
Inês sente-se culpada e angustiada pela morte da irmã Marta, longe de imaginar que ela está à sua frente. Eunice reforça que Inês não teve culpa e deixa-se levar pela emoção ao abraçar-se a Diana, desmaiando a seguir.
Inês deixa Eunice ainda mais angustiada, garantindo que não está disposta a testemunhar a favor de Tiago em tribunal, porque o crime que o irmão cometeu não tem perdão. Eunice sai de casa furiosa e é atropelada.
Diana ignora as chamadas de Ricardo e consegue o seu grande objetivo, aceitando o convite de João para se encontrarem. O médico deixa-se enredar pela conversa de Diana e empolga-se, beijando-a apaixonadamente.
Ricardo tenta ligar a Diana e avista-a numa esplanada. Por momentos sorri, mas, rapidamente, é tomado pela fúria, ao ver João e Diana agarrados, aos beijos. Ricardo volta ao escritório, destilando ódio.
Diana consegue convencer Ricardo de que começou a namorar com João, para melhor controlar os seus passos. Ricardo cai na conversa, ao ponto de voltar a envolver-se com Diana, fazendo amor com ela.
Adelaide vai almoçar no M para experimentar os pratos de Jaime e, sem tento na língua, conta a Inês que Diana é a nova namorada de João. Inês fica chocada com o ouve e, na primeira oportunidade, confronta Diana.
Henrique vai almoçar ao M e entrega um cartão a Diana, dizendo que a espera num hotel, depois do trabalho. Henrique faz chantagem com Diana, exibindo a prova de que foi ela a destruir a relação de João com Inês.
Tiago é absolvido da acusação de homicídio de Alice. Eunice chora de alegria, enquanto Inês a abraça, mas desiludida com a sentença. João jura que não vai deixar as coisas como estão e troca um olhar muito duro com Inês.
Graciete pede a António que tome conta da banca no mercado, enquanto vai entregar flores ao M. Graciete fica chocada quando Gi afirma que Diana não tem um pingo de vergonha por namorar João, roubando-o a Inês.
Marisa é surpreendida por César e Sheila a traí-la no armazém do mercado. Os dois amantes conseguem fugir, mas são perseguidos por Marisa que lhes bate com o cinto de César que apanhou do chão.
Eunice vai ao restaurante dizer a Inês que não vai deixar que Tiago saia de casa outra vez. A discussão é inevitável e Inês diz que assim será ela que terá de sair. Eunice deixa o M em lágrimas, muito perturbada.
Sandra aproveita o facto de Vicente estar a trabalhar sozinho e salta-lhe para o colo, beijando-o com paixão. Vicente consegue libertar-se a custo, mas Sandra garante que não vai desistir de o conquistar.
Para se ir encontrar com Henrique, Diana finge que está com tonturas, enganando Inês e Isabel que ficam preocupadas. No hotel, Diana diz a Henrique que quer fugir com ele e arrancar todo o dinheiro que puder a Ricardo.
Diana prepara a armadilha perfeita para se livrar de Henrique e convence-o a fugir com ela, lembrando que deve deixar uma carta de despedida a Francisca, tal como ela fará com a sua família.
Depois de cumprir a tarefa, Diana banha-se na lagoa, antes de regressar a Lisboa, onde abandona o carro que Henrique tinha alugado. Entretanto, João decide ir à procura de Diana e dirige-se a casa de Graciete.
Tiago senta-se no computador de Manel e recupera-lhe o projeto candidato a melhor brinquedo do ano, o que deixa Luís furioso. Manel regressa ao atelier e, ao ver Tiago no seu computador, agredi-o.
Diana acusa Inês de lhe ter roubado o brinco que João lhe ofereceu, por sentir ciúmes dela. Inês fica de boca aberta, sem saber o que responder. Jaime, Eunice e Isabel estão perplexos.
Diana conta a João a discussão que teve com Inês e consegue que o namorado tome o seu partido. Inês vai à sala do restaurante e antes que Diana consiga desculpar-se, despede-a. Diana fica chocada.
Diana faz uma cópia das chaves do M e vai a casa de Eunice devolver as originais, aproveitando para se vitimizar. De noite, Diana entra no restaurante e mistura produtos químicos no sal que Jaime utiliza nos cozinhados.
Diana pede a Ricardo que abra uma garrafa de champanhe para comemorarem o sucesso de uns e a infelicidade de outros. Ricardo não desconfia que, nesse momento, o caos está instalado no M.
Inês confronta Diana, acusando-a de ter sabotado o restaurante, e pela primeira vez percebe o ódio que lhe vai na alma. Diana diz que Inês lhe faz mal só por existir. Depois, Inês vai a casa de João e força uma conversa com ele.
Sandra segue Vicente até ao campo e provoca o inevitável: os dois envolvem-se e fazem amor. De regresso à herdade, Vicente fica comprometido quando fica cara a cara com Rita, consciente de ter atraiçoado a mulher.
Diana aceita casar com João. Graciete não acredita nas boas intenções de Diana e confronta-a, dizendo que se ela não contar a João que é filha de Eunice e irmã de Inês, ela própria se encarregará disso.
Diana planeia um jantar para eliminar Graciete, que ameaçou revelar a identidade dela. Diana prepara a comida e deita veneno na sopa da mãe adotiva, sem que esta ou António percebam as suas intenções.
Diana prepara o lanche a Graciete e deita-lhe mais uma porção de veneno no chá. Graciete sente-se cada vez pior e vai vomitar, amparada em Maria que a socorre. António comparece no jantar de noivado de Diana e João.
Com a reabertura do M, Diana não perde tempo e convida Catarina para almoçar. Na primeira oportunidade, assim que se apanha a sós com Inês, Diana mostra a verdadeira face de víbora e diz-lhe que quer arruinar a sua vida.
Diana despacha João, simulando que António a chamou para ajudar a cuidar de Graciete. Uma vez livre, Diana vai ao pinhal, para desenterrar o corpo de Henrique e resgatar o brinco que lhe tirou antes de morrer.
Ricardo exige a Diana que não case com João. Ela reage com veemência e pergunta-lhe, ameaçadora, se tem a certeza de querer ser seu inimigo. Ricardo fica perplexo com a agressividade de Diana.
Alheio às ameaças de Luís, Manel leva Catarina a jantar ao M, para desgosto de Isabel. Mais tarde, Manel entrega Catarina a casa e beija-a, mas a perda ainda recente de Alice não lhe permite avançar mais além.
Ricardo pega fogo à Ioiô para eliminar as provas de fraude que o incriminam. Diana deixa João em choque ao revelar que Graciete e António não são os seus pais verdadeiros.
Graciete finta Diana e vai, sem ela, mostrar a João o resultado das análises que fez. O médico fica preocupado quando Graciete lhe começa a contar que Diana não é a pessoa que ele pensa.
Graciete reconhece que tem sido dura e pede desculpa a Diana, garantindo que aprova o seu casamento e estará sempre ao seu lado. Diana começa a ficar apreensiva por ter aumentado a dose de veneno.
Vicente fica por momentos com Orlando na sala e sugere-lhe que se atire de cabeça para o namoro com Sandra. Orlando sente-se gozado e bate em Vicente, que fica a sangrar do nariz.
João diz que quer levar amostras dos produtos que Graciete tem usado nas limpezas para tentar perceber como foi envenenada. Diana vai concordando com todas as sugestões para não levantar suspeitas.
Sandra seduz Vicente e vai com ele para a casa da lenha. Domingos regressa do campo e oferece-se para ir ajudar Sandra a trazer a lenha. Ao chegar ao telheiro, fica petrificado com a filha e o patrão em pleno ato sexual.
Diana dirige-se a casa de Ricardo e termina tudo com ele. O patrão da Ioiô responde que não é tão fácil livrar-se dele e mostra a Diana um DVD em que os dois aparecem a fazer amor, ameaçando entregá-lo a João.
Silvério Roque visita o M na esperança de encontrar Eunice, mas depara-se com a filha. Inês descobre que Diana andou a fazer perguntas sobre o incidente no rio onde caiu com a sua irmã e fica com o sangue gelado.
Inês procura Graciete e pergunta-lhe diretamente o que é que a florista quer dela, pois foi a Viana do Castelo fazer perguntas sobre morte da irmã e do pai. Graciete troca um olhar muito tenso e aflito com António.
Inês chega ao cemitério em Viana do Castelo e fica estupefacta ao verificar que uma das lápides com o nome de Diana Silva e a inscrição "Filha adorada, viverás para sempre nos nossos corações".
Diana fica à beira de um ataque de nervos, quando recebe uma encomenda cujo cartão de felicidades vem assinado por Henrique. Ainda mal refeita desse susto, não disfarça o pânico ao receber uma chamada com a voz de Henrique.
O casamento de Diana e João corre na normalidade até Inês entrar na Igreja. O padre pergunta se alguém se opõe à união de Diana com João e Inês levanta-se, fixando o seu olhar no dos noivos.
Inês fica revoltada com Eunice porque a mãe faz a defesa de Diana. Percebendo que está a perder terreno, Inês decide ir confrontar Diana, antes que ela parta em lua de mel com João, revelando que já sabe que ela é sua irmã.
Eunice não aguenta mais e vai pedir satisfações a Graciete, que lhe ocultou a filha durante tantos anos. A florista fica petrificada por perceber que toda a gente já sabe do segredo.
Diana é chamada à receção do hotel, procurada por Henrique Sobral. Percebendo que está encurralada, Diana conta a João que lhe escondeu a sua verdadeira identidade, assumindo que é irmã de Inês.
Inês cruza-se com Eunice e diz-lhe que a lua de mel de Diana não correu bem. Eunice fica angustiada e não resiste a ir a casa dos Caldas Ribeiro. Ao ficar frente a frente com Diana, abraça-a com emoção, chamando-lhe filha.
Fátima e Álvaro vão visitar Marco ao reformatório, mas este reage mal ao constatar que o pai continua a não acreditar que ele está inocente. Marco grita a Álvaro que o odeia e Fátima fica à beira do desespero.
João acaba o casamento com Diana, dizendo que perdeu a confiança nela e não pode viver assim. Diana chora desesperada e grita que ele não pode deixá-la, porque está grávida.