Por estar gravemente doente, Eugênio descobre que não é filho de Bárbara e Guilherme Amarante Paes. Sua namorada, Madalena, decide então procurar os parentes do amado para encontrar um doador compatível. Assim, ele fica sabendo que é filho de Anabel Muñoz, a viúva de um cubano. Simples e guerreira, criou 5 filhos: Amparo, Assunção, Antônio, María de los Remédios e Valentim. Todos moram na Travessa do Vintém, lar de figuras pitorescas, no subúrbio carioca. Valentim é o único compatível com Eugênio e que pode doar a medula, mas tudo se complica quando ele também se apaixona pela doce Madalena. Enquanto isso, Eugênio foge das investidas da espirituosa Teodora, sua ex-mulher que quer reatar a todo custo. Também orbitam ao redor dos Amarante Paes o inescrupuloso Heitor, que planeja uma fraude na empresa da família; e a sedutora Adriana, amante de Guilherme que, orquestrada pela mãe e a Tia Ruth, quer dar o golpe do baú. Ação, romance, mistério, suspense e muita comédia do começo ao fim.
Amigas de infância, Cidinha e Leda seguem caminhos opostos, mas invejam a vida que a outra seguiu. O amor de Belo e a guarda da filha fazem as duas embarcarem em uma competição.
A fazendeira Selena é uma moça de fibra que não descansa enquanto não arrancar um segredo guardado por sua mãe Camila: a identidade de seu pai.
Celestina é um anjo responsável pelo Brasil e recebe uma missão: tornar um cidadão brasileiro mais honesto, digno e solidário, sem desrespeitar o livre-arbítrio que todo ser humano deve ter. Celestina escolhe a trambiqueira Maria Escandalosa, uma jovem carismática, bonita e com bom coração, filha do também trapaceiro Tomás Euclides. Convencida de que transformará o caráter da moça, Celestina desobedece às leis divinas e a salva de uma explosão, passando a zelar pela vida da jovem na Terra. A trambiqueira, no entanto, não sabe que é objeto da atenção divina e muito menos que é vigiada dia e noite.
A camelô Genuína Miranda, a Genu, é uma mulher batalhadora, há anos abandonada pelo marido, Diego, mas que continua esperando o seu retorno. Ela dá um duro danado para que seus filhos Rodrigo e Mercedes tenham as oportunidades de vida que não teve. Porém, sofre com o desprezo deles, que não aceitam sua condição e sua natureza, de uma mulher camelô extremamente simplória e expansiva.
O antigo vendedor ambulante de fazendas, Higino Ventura enriqueceu com negócios suspeitos. Comprou a fazenda Morro Alto para aproximar-se da sua antiga paixão, Helena, moradora da fazenda vizinha, a Ouro Verde, agora casada com o Barão Henrique Sobral. Ele está disposto a tudo para ter Helena, que apesar de amar o marido e desprezar Higino, sofre nas mãos de Henrique, pois ele sabe que Abelardo, que criou como filho, é na verdade filho de Higino. O filho mais velho, Inácio, legítimo do casal, não se conforma com o tratamento cruel que o pai dá à mãe e vai embora para a corte. Lá, ele apaixona-se pela bela cortesã Ester Dellamare. No entanto, a morte da mãe faz com que volte à fazenda para ajudar o pai e o irmão. Além disso, separa-se de Ester devido a intrigas armadas contra os dois por Idalina, sua avó, que não aceita o envolvimento do neto com uma moça de classe social inferior. O tempo separa Inácio de Ester, mas ele nunca esqueceu a sua paixão.
O antiético cirurgião plástico Felipe Barreto, casado por interesse com Stella, filha do rico empresário Herculano Maciel, sente uma forte atração por Márcia, uma simplória professora, tímida e suburbana, noiva de Walter, um funcionário de sua clínica. Essa fascinação aumenta quando ele descobre que a garota é virgem. A fim de fazer amor com a moça antes do noivo, ele arma para que Walter se distancie e seduz Márcia quando a mesma o procura. Com efeito, a moça, antes de sua noite de núpcias, acaba se rendendo a Felipe, o que faz com que sua vida desmorone, o que a faz se dedicar somente à vingança contra o médico.
Maria do Carmo fez fortuna acreditando no negócio do pai, um português humilde que progrediu trabalhando com ferro-velho. Determinada, autêntica e de personalidade forte, ela chega aos anos 1990 com os negócios ampliados e consolidados, podendo abrir uma casa de shows, a lambateria Sucata, no alto de um edifício da Avenida Paulista, de sua propriedade. Tal poder econômico, no entanto, não faz Maria do Carmo esconder uma mágoa da juventude, quando foi humilhada por Edu Figueroa, seu amor colegial. Este, milionário no passado, atualmente enfrenta problemas financeiros ao lado do pai, o playboy Betinho, casado com a socialite Laurinha Albuquerque Figueroa, quatrocentões falidos que ainda ostentam a pose dos bons tempos.
A trama tem início em Roma, quando Armando revela, em confissão ao padre Guido, que é procurado por uma organização criminosa chefiada por um jovem paranormal. Algum tempo depois, Guido descobre que Armando morrera e, culpado por não ter tentado impedir o assassinato daquele homem, decide largar a batina e voltar para o Brasil. Na cidade de São Paulo, Guido passa a se dedicar ao estudo da paranormalidade, no intuito de combater a organização, chefiada por César Zapata e seu sobrinho Fred, o jovem poderoso a quem Armando se referira.
Quando o promotor Bráulio Vianna descobriu que sua mulher Helena lhe ocultava que seu pai Moreira é um estelionatário procurado pela polícia, exigiu que ela fizesse uma escolha: ou o pai ou as filhas. Helena então viaja a Florianópolis para refletir uma decisão e conhece Lenin, por quem se apaixona. Ao saber que o pai era traído pelo seu cunhado Ítalo e que corria perigo de vida, Helena decide ajudá-lo e some com ele.
Ambiciosa, Nice busca a ascensão social através de Rodrigo Medeiros, mas acaba se apaixonando de verdade pelo rapaz. Segunda versão da novela exibida originalmente em 1976.
Novela traçava um retrato do cotidiano de três gerações para mostrar que não existe um tempo ideal para amar e ser feliz. O viúvo Álvaro (Herson Capri) mora com seus quatro filhos – Glorinha (Luiza Curvo), Zé Maria (Alexandre Lemos), Marizé (Alessandra Aguiar) e Fafá (Pedro Agum) – no sítio de seu pai, Pepe (Elias Gleizer), em Nova Esperança, cidade fictícia em Santa Catarina. Ele é apaixonado por Bruna (Andrea Beltrão), advogada da fábrica de chocolate de Xistus (Cláudio Marzo), uma moça mimada que não suporta dividir a atenção do namorado com seus filhos. Mas, para sua surpresa, chega à cidade a doce Madalena (Drica Moraes), que será a governanta da casa de Xistus, avô materno das crianças. Bem informada, simpática e simples, ela logo cai nas graças dos filhos de Álvaro e nas dele, que, inclusive, apaixona-se por ela. Xistus também se apaixona por Madalena e une forças com Bruna para lutar contra o amor entre a governanta e Álvaro.
Alexandre (Guilherme Fontes) é um playboy inconsequente que matou um homem em um assalto. Ao tentar fugir da polícia, é delatado pelo irmão Raul (Miguel Falabella) e pelo cunhado Téo (Maurício Mattar). O famoso criminalista Otávio Jordão (Antônio Fagundes) não aceita defendê-lo nos tribunais, pois a vítima era um amigo pessoal. Para ajudá-lo, Alexandre conta apenas com a irmã mais velha, Diná (Christiane Torloni), que luta para livrá-lo da cadeia. Até mesmo a namorada Lisa (Andréa Beltrão) o abandona. Condenado, o rapaz comete suicídio na prisão, amaldiçoando todos que o traíram. O espírito de Alexandre planeja uma vingança contra os que lhe viraram as costas. Seus principais alvos são o irmão Raul, o cunhado Téo e o advogado Otávio Jordão. Entretanto, Alexandre não contava que Diná, a única que lhe estendeu a mão, fosse se apaixonar por Otávio, o seu maior desafeto.
Abigail, Auxiliadora, Tatiana e Babalu se envolvem em um acidente e descobrem que perderam seus amores no mesmo dia. As quatro mulheres se unem para se vingar dos ex-parceiros.